Sexta-feira-feira, 3 de abril, atualizada ?s 18h40

Desempenho de estudantes da rede estadual melhora, mas ainda ? preocupante, principalmente no ensino m?dio


Guilherme Ar?as
Rep?rter

Os dados do Programa de Avalia??o da Educa??o B?sica (Proeb 2008), divulgados nesta quinta-feira, 2 de abril, pelo Governo de Minas, revelam que, em Juiz de Fora, os alunos do ensino m?dio da rede estadual ainda se encontram em situa??o cr?tica quanto ao desempenho escolar. Apesar do aumento no percentual de estudantes com desempenho recomendado - salto de 4,1% para 5,3% - mais da metade dos jovens do 3? ano do ensino m?dio ainda apresentam baixo desempenho, 56%.

A pesquisa, que avalia alunos do 5? e 9? ano do ensino fundamental e do 3? ano do ensino m?dio nas disciplinas portugu?s e matem?tica, revela resultados mais animadores para o grupo de alunos juizforanos do ensino fundamental. Cerca de 40% dos estudantes do 5? ano apresentaram o desempenho recomendado pela Secretaria Estadual de Educa??o. J? entre os alunos do 9? ano, a maioria dos estudantes tiveram desempenho intermedi?rio, 53%.

Quando comparado com outras cidades do Estado, a Superintend?ncia Regional de Ensino de Juiz de Fora, que engloba 29 cidades da regi?o, ocupa a 21? coloca??o na classifica??o de desempenho entre as 46 superintend?ncias avaliadas. O munic?pio apresenta resultado acima da m?dia estadual em praticamente todas as s?ries e disciplinas avaliadas.

A avalia??o do programa, realizada anualmente em outubro, ? censit?ria e monitora o desempenho dos alunos das escolas estaduais e algumas municipais de Minas. Em Juiz de Fora, a Prefeitura ainda estuda a ades?o das escolas municipais ao programa.

Apesar de os resultados mostrarem uma melhora consistente nos ?ltimos anos, todas as tr?s s?ries est?o longe do que seria aceit?vel. Para o coordenador de projetos do Centro de Pol?ticas P?blicas e Avalia??o da Educa??o (Caed) da UFJF, professor Tufi Soares, uma s?rie de fatores podem explicar o baixo desempenho dos alunos no Proeb. "Analisando de forma simplista, percebemos uma grande desmotiva??o dos alunos e uma baixa identifica??o deles com a escola e com a forma??o acad?mica. A escola n?o consegue motivar os alunos para que eles se dediquem aos estudos da forma como deveriam", avalia.

O coordenador ainda destaca a car?ncia de professores, principalmente para as disciplinas de matem?tica, f?sica e qu?mica. Para ele, os profissionais n?o est?o preparados para lidar com alunos que vivem mergulhados em uma s?rie de complicadores sociais, al?m de problemas naturais da idade.

"Especificamente em rela??o ao ensino m?dio, acredito que haja um excesso de disciplinas e conte?dos. Os professores n?o conseguem transmitir todo o conte?do e os alunos acabam n?o aprendendo as habilidades mais b?sicas."

Com a melhora gradual do desempenho, os educadores acreditam que o avan?o dos alunos do 5? e 9? ano do ensino fundamental possa refletir em melhora nos ?ndices futuros na avalia??o do ensino m?dio. "A expectativa ? de que esses alunos cheguem mais bem preparados ao ensino m?dio", conclui.