Quarta-feira, 8 de julho de 2009, atualizada às 16h30

UFJF divulga datas de inscrição para o Programa de Ingresso Seletivo Misto e Vestibular 2010. CPF será obrigatório para todos os candidatos

Marinella Souza
Repórter

As inscrições para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) e para o Vestibular 2010 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) serão realizadas entre os dias 31 de agosto e 9 de outubro. A grande novidade do pré-edital, lançado nesta quarta-feira, 8 de julho, é a obrigatoriedade do Cadastro de Pessoa Física (CPF). De acordo com o diretor da Comissão de Processo Seletivo (Copese), José Maria Pereira Guerra, mesmo os candidatos ao PISM I e II terão que portar o documento.

Além dessa, o edital traz outras novidades. A partir de 2010, no ato da inscrição, os candidatos aos exames vão optar por autorizar ou não a validação da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo Guerra, em caso afirmativo, vai prevalecer a maior nota e essa é a principal vantagem da nova determinação.

"Sendo opcional, o candidato não é prejudicado. Isso preserva a UFJF e o candidato, porque se houver qualquer eventualidade com o Enem, o aluno tem a nota do Vestibular", explica. O diretor ressalta ainda que, mesmo se o candidato optar por usar a nota do Enem, terá que fazer a primeira etapa do Vestibular.

Além disso, o documento prevê que será automaticamente excluído do Vestibular 2010 o aluno que deixar de comparecer a qualquer uma das provas, perdendo o direito de opção. Ainda de acordo com o pré-edital, as vagas ociosas serão preenchidas com base nas notas do novo Exame Nacional.

O pré-edital foi antecipado em função do prazo de inscrição para o Enem, mas a Copese informa que ele será alterado até o dia 25 de agosto.

Dados importantes
  • As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, das 9h do dia 31 de agosto de 2009 às 15h do dia 9 de outubro de 2009.
  • O local de realização das provas, as condições de inscrição, o quantitativo de vagas e cursos e as demais condições serão publicados em conjunto com o Edital de Seleção do Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM), até o dia 25 de agosto de 2009.
  • O documento exigido para a inscrição no Vestibular e PISM 2010 pode ser facilmente conseguido nas agências dos Correios. Para tanto, a pessoa deverá apresentar documento de identidade, além de pagar uma taxa.
Datas das provas
Vestibular
Primeira Etapa: 6 de dezembro de 2009, das 14h às 18h
Segunda Etapa: 21 e 22 de dezembro de 2009, das 14h às 18h
PISM I e II:
Prova Objetiva: 16, 17 e 18 de dezembro
PISM III:  
Prova Aberta: 21 e 22 de dezembro
Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.