Quarta-feira, 22 de julho de 2009, atualizada às 18h02

UFJF divulga relação de candidatos por vaga do concurso público para técnico-administrativos

Clecius Campos
Repórter

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou na manhã desta quarta-feira, dia 22 de julho, a relação de candidatos por vaga do concurso público para servidores técnico-administrativos em educação da entidade e do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (Ifet – antigo CTU) (veja as relações no box ao lado). Ao todo, 11.558 candidatos inscreveram-se para as 81 vagas disponíveis.

A maior procura foi pelo cargo de auxiliar de biblioteca, com 916 candidatos por vaga. A função de auxiliar de laboratório também teve grande procura, com relação de 414,4 candidatos por vaga. Para o diretor da Comissão Permanente de Seleção (COPESE), José Maria Guerra, a surpresa foi a grande procura pelos cargos de restaurador em pintura (17 candidatos por vaga) e em papel (14 candidatos por vaga). "Esses profissionais não são encontrados facilmente no mercado, devido à sua especialização. O fato de eles procurarem trabalhar justo na UFJF, quando poderiam atuar em qualquer lugar do Brasil, mostra a confiabilidade que a instituição passa."

Outra surpresa foi o número de inscritos para a vaga de tradutor e intérprete de linguagens de sinais: 14. "Um dos requisitos para o cargo é a aprovação em teste de proficiência realizado pelo Estado. A comissão não imaginava que tantos profissionais com essa formação fossem pleitear o emprego." Ele lembra que, pela primeira vez, a UFJF vai contar com um profissional para dar suporte aos demais, quando houver demanda do serviço.

Cidade cheia

A prova ocorre no dia 16 de agosto. Guerra aconselha que os candidatos que vierem de fora da cidade realizem reservas em hotéis com antecedência. O motivo é que no mesmo dia ocorre a Parada do Orgulho Gay, realizada pelo Movimento Gay de Minas. "É importante também que essas pessoas comprem as passagens de ida e de volta antecipadamente. Outra preocupação é conhecer os locais de prova e o trajeto na véspera do concurso. Serviços de transporte, como táxi, podem ser difíceis de serem encontrados nesse dia."

Os candidatos devem retirar o comprovante definitivo de inscrição no próximo dia 5 de agostos na página do concurso, onde também estarão divulgados os locais em que as provas serão realizadas.

Calendário do concurso
Acompanhe datas e provas Concurso UFJF Concurso Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais/Campus Juiz de Fora
Comprovante definitivo de inscrição Pode ser acessado a partir das 9h do dia 5 de agosto, somente pelo site www.concurso.ufjf.br
Provas teóricas 16 de agosto, das 14h às 18h (é solicitado que o candidato chegue com pelo menos 30 minutos de antecedência) 16 de agosto, das 8h às 12h (é solicitado que o candidato chegue com pelo menos 30 minutos de antecedência)
Gabarito da prova teórica Divulgação a partir das 9h do dia 17 de agosto
Critérios para a prova prática Divulgação a partir das 10h do dia 3 de agosto
Prova prática Aplicação entre os dias 30 e 31 de agosto e 1 de setembro, das 8h às 18h, conforme os cargos pretendidos
Resultado da prova prática Divulgação entre 1º e 2 de setembro
Resultado final Divulgação no dia 8 de outubro, a partir das 14h

Fonte: UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes