Sexta-feira, 31 de julho de 2009, atualizada às 12h02

Curso de Engenharia Elétrica da UFJF ganha cinco novas habilitações. Número de vagas aumenta de 90 para 210

Clecius Campos
Repórter
A Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai ganhar cinco novas habilitações. Os vestibulandos que se inscreverem no Vestibular 2010 já poderão concorrer pelas novas 120 vagas em Sistemas Eletrônicos, Energia, Robótica e Automação Industrial, Sistemas de Potência ou Telecomunicações. Com a aprovação do Conselho Superior (Consu) da UFJF, o número de vagas da Faculdade de Engenharia Elétrica sobre de 90 para 210.

No ato da inscrição, o vestibulando deverá declarar a habilitação que deseja cursar. Em cada uma das cinco serão oferecidas 42 vagas, sendo 36 declaradas e seis não declaradas. "Quem ainda estiver inseguro sobre qual aptidão cursar, deve optar pelo bacharelado em Ciências Exatas. Dessa forma, no terceiro período, o aluno poderá definir que habilitação estudar", informa o coordenador da faculdade de Engenharia Elétrica, André Marcato. Os alunos que tiverem melhores notas têm preferência na escolha.

Segundo Marcato, o princípio que definiu a escolha dessas habilitações foi a facilidade de inserção no mercado de trabalho. "Reuniões, encontros, seminários e pesquisas levaram à definição desses novos cursos." Ele lembra que as vagas são destinadas para novas habilitações, ou seja, o aluno sai da faculdade com o título de engenheiro eletricista. "Dessa forma, o novo profissional tem a garantia de que poderá exercer as funções de engenheiro eletricista e tem a possibilidade de realizar concursos públicos, já que o título é de bacharel."

Investimentos

De acordo com o Marcato, até o final de 2009, nove professores serão contratados para suprir a demanda. A expectativa é de que 22 profissionais completem o quadro docente do curso, em três anos. "Além disso, estão sendo investidos R$ 15 milhões em prédios, laboratórios e equipamentos. Até o final deste ano, será licitada a construção de um edifício de cinco mil metros quadrados, destinado a todas as engenharias."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

UFJF divulga relação de candidatos por vaga do concurso público para técnico-administrativos