• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação
    Segunda-feira, 31 de agosto de 2009, atualizada às 19h

    Instituições de ensino superior de JF alcançam índice satisfatório em avaliação do MEC

    Da Redação

    O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira, 31 de agosto, o Índice Geral de Cursos (IGC), que torna público os indicadores de qualidade das universidades, centros universitários e faculdades do país. O índice divide as instituições por totais contínuos que vão de 0 a 500 pontos e em faixas que vão de 1 a 5.

    Os estabelecimentos de ensino superior privados de Juiz de Fora obtiveram nota 3, o que é considerado satisfatório. Apenas uma instituição não tem IGC, pois não recebeu a pontuação no item Conceitos Preliminares de Curso (CPC), usado como nota.

    Das 11 instituições públicas mineiras, a Universidade Federal de Minas Gerais (410) obteve o maior índice contínuo. Ela ocupa a primeira posição no Estado e a terceira no país. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com 346 pontos, ficou em oitavo lugar em Minas e em 20º no raking das melhores do Brasil. Apenas quatro universidades mineiras tiveram nota cinco. As demais receberam conceito quatro, considerado bom.

    De acordo com o MEC, o indicador orienta as visitas in loco dos avaliadores do Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), além de informar a sociedade sobre a qualidade das instituições.

    Calculo do IGC

    Para a graduação, o cálculo do IGC considera a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) da instituição. O CPC tem como base o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o quanto o curso agrega de conhecimento ao aluno, além de indicadores de corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógica. Na pós-graduação, o IGC utiliza a Nota Capes, que avalia a qualidade da pós-graduação numa escala de 1 a 5.

    O IGC de cada instituição de ensino superior do Brasil foi apresentado pela primeira vez em 2008, a partir da dos resultados do CPC 2007, compreendendo todos os cursos das instituições avaliados pelo Enade dentro do triênio 2005-2006-2007. O IGC 2008, divulgado hoje, atualiza as informações de cada instituição, dentro do triênio 2006-2007-2008.

    Fonte: MEC


    Índice Geral de Cursos da Instituição - IGC (Triênio 2006,2007 e 2008)

    Clique aqui para ampliar

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.