Quarta-feira, 9 de setembro de 2009, atualizada às 18h57

Aluno de Juiz de Fora vai para seletiva estadual do concurso Soletrando

Clecius Campos
Repórter

O aluno do oitavo ano (antiga sétima série) do ensino fundamental, Gustavo Luiz Pinto, 14 anos, foi o escolhido para representar a rede pública municipal na seletiva estadual do concurso Soletrando 2010, realizado pelo programa da Rede Globo, Caldeirão do Huck. Ele e mais dois representantes de Juiz de Fora saberão no próximo dia 22 de setembro, a data exata da disputa em Belo Horizonte.

O que motivou Gustavo a entrar na competição foi a familiaridade com a língua portuguesa. "Resolvi investir na tranquilidade que tenho com essa matéria." Ele acredita que a competição na capital mineira será difícil. "Por isso, estou estudando bastante. Leio livros e procuro o significado das palavras que não sei no dicionário. É importante ver os sinônimos, pois a grafia pode mudar de acordo com o sentido da palavra."

Além dos estudos em casa, Gustavo tem classes particulares depois da aula na Escola Municipal Santa Cecília. Tudo isso para chegar afiado na etapa mineira do concurso. "A maior dificuldade é com o emprego do hífen. O restante das regras do novo Acordo Ortográfico está bem estudado."

Além do bom relacionamento com a língua portuguesa, Gustavo também tem notas altas em matemática e geografia. O futuro do menino, no entanto, está fora do meio acadêmico. "Ainda não tenho certeza de que profissão seguir, mas penso em estudar teatro. Sou incentivado na escola por muitas pessoas por conta da minha performance e não sou de ter vergonha ou frio na barriga."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes