Quinta-feira, 15 de outubro de 2009, atualizada às 19h10

UFJF divulga novas datas de provas do vestibular 2010

Aline Furtado
Repórter

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) anunciou, nesta quinta-feira, 15 de outubro, a nova data do vestibular 2010 da instituição. As provas da primeira fase, que ocorreriam no dia 6 de dezembro, serão realizadas no dia 21 de dezembro. A segunda etapa, marcada para os dias 21 e 22 de dezembro, será nos dias 22 e 23 de dezembro. Desta forma, todos os alunos farão as duas fases do vestibular. A UFJF precisou reformular o calendário de aplicação de provas devido à coincidência entre a data do Enem, reagendado para os dias 5 e 6 de dezembro, e a da primeira fase do vestibular.

As novas datas foram definidas com a intenção de que haja aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela UFJF. De acordo com o pró-reitor de Graduação, Eduardo Magrone, a instituição definiu o dia 8 de fevereiro de 2010 como prazo limite para recebimento das notas do Enem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). "Caso não cheguem até a data, serão consideradas apenas as notas da UFJF." Magrone informou que o resultado do vestibular da UFJF está previsto para o dia 8 de março do próximo ano.

Para o coordenador do Ensino Médio de um curso da cidade, Flávio Salgado, diante do imprevisto de ter que adiar a data do vestibular, a solução encontrada pode ser considerada favorável aos estudantes. "Os alunos que se preparam para o Enem não serão prejudicados, assim como aqueles que estudam para o vestibular."

Os módulos I e II do Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) não sofreram alteração e as provas serão realizadas de 16 a 18 de dezembro. O módulo III acompanha as datas do vestibular.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes