Aprenda a fazer um porta-retrato
Simples e sofisticado, ? um ?timo presente


S?lvia Zoche
09/09/04


As artes?s D?bora e Sueli ensinam a t?cnica para se fazer um porta-retrato em alto relevo. Simples e f?cil, ? s? clicar e ver como se faz!

Aprenda!

Fazer um presente original, sofisticado e que agrada a todos os gostos. Este ? objetivo deste artesanato. Para sair dos porta-retratos convencionais que encontramos por a?, a equipe da ACESSA.com conversou com duas artes?s, D?bora Trevenzoli de Rezende e Sueli Souza. A id?ia surgiu depois que elas viram um m?vel numa revista e resolveram adaptar a t?cnica para o porta-retrato. Veja como ? tranq?ilo de se fazer!

Materiais necess?rios
O material ? f?cil de encontrar. As tintas voc? acha em lojas especializadas e a madeira para o porta-retrato voc? pode pedir a um marceneiro que a fa?a na medida que desejar, ou comprar em alguma loja (pode ser at? em lojas de R$ 1,99).



Clique nos nomes para ver os materiais

Modo de fazer


  • O primeiro passo ? lixar a pe?a crua com uma lixa fina n? 220. Depois, n?o se esque?a de remover o p?.

  • Em seguida come?a a pintura da pe?a, frente e verso, com a tinta preta acr?lica. Pode ser feita com rolinho ou pincel. A dica ? pintar sempre no mesmo sentido. Passe duas m?os de tinta. Deixe um intervalo de secagem de, mais ou menos, vinte minutos. N?o se esque?a de repetir todo o processo no verso do porta-retrato

  • Depois que a pe?a estiver seca (pode secar ao sol ou com secador de cabelo), com a 220, lixe novamente, tomando o cuidado para ser sempre no mesmo sentido.
  • Tire o p? e passe uma terceira camada de tinta acr?lica. Lembre-se dos vinte minutos de secagem. Depois de secar, o porta-retrato est? pronto para o grafismo, feito com a cola dimensional (tamb?m chamada de tinta de relevo). Fica a seu crit?rio os desenhos que ir? fazer.
  • Para finalizar, depois de seco, passe o verniz. Voc? pode escolher passar o verniz acr?lico com o pincel ou verniz em spray. N?o ? preciso usar os dois. Deixe secar e sair o cheiro.

Pronto! S? falta um belo embrulho (veja a mat?ria) e dar de presente. E quem disse que voc? mesma n?o pode se presentear? M?os ? obra!

As artes?s sugerem outras duas cores para a pe?a: marrom e branca, que tamb?m tornam o porta-retrato mais sofisticado. Mas, se o presente for para um beb? ou adolescente, nada impede que se use outras cores.