Terça-feira, 8 de dezembro de 2009, atualizada às 13h

Vestibulares em instituições particulares de JF já têm datas definidas

Pablo Cordeiro
*Colaboração
Endereços das faculdades:

As faculdades particulares de Juiz de Fora estão com as datas de seus vestibulares definidas. Na cidade, 11 instituições realizam o processo seletivo, da forma tradicional ou eletrônica. Confira a relação de datas e cursos oferecidos abaixo.

Inscrições para o vestibular

> Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF)

O processo seletivo atende à prova tradicional e à prova eletrônica. A modalidade eletrônica será oferecida para as vagas remanescentes após a matrícula dos candidatos aprovados na modalidade tradicional, o que implica a impossibilidade de ser oferecido o vestibular eletrônico para todos os cursos. As inscrições para o exame tradicional podem ser feitas até 9 de dezembro. Para a prova eletrônica, o prazo de inscrição ocorre de 9 a 14 de janeiro de 2010. A prova manuscrita está marcada para 14 de dezembro de 2009. Os cursos oferecidos são: Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Matemática, Comunicação Social, Engenharia de Telecomunicações, Filosofia, Fonoaudiologia, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Psicologia, Sistemas de Informação, Teologia, Tecnologia em Gastronomia, Tecnologia em Design de Moda.

> Doctum

As inscrições para o vestibular estão abertas gratuitamente até o dia 11 de dezembro e podem ser feitas pela internet ou na sede da instituição. A prova ocorre no dia 12, das 13h às 17h. A faculdade oferece o curso de Direito.

> Estácio de Sá

O vestibular da instituição ocorre no dia 12 de dezembro, com inscrições pela internet até o dia 11. Além da prova realizada na data fixada, o aluno também pode agendar a avaliação de segunda a sexta-feira, às 18h, ou no sábado, às 10h. Os cursos oferecidos são: Administração, Ciências Contábeis, Graduação Tecnológica em Gestão de Marketing, Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos, Pedagogia, Gestão da Tecnologia da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação.

> Faculdade do Sudeste Mineiro (Facsum) e Faculdade Juiz de Fora (FJF)

As inscrições da prova tradicional podem ser feitas até 48h antes da prova, que é realizada aos sábados do mês de dezembro, às 14h, nos campi da Facsum ou FJF. Para a prova agendada, o aluno tem até 24h antes da avaliação para fazer a inscrição pela internet ou nos campi. O candidato está isento da taxa de inscrição, mas poderá doar 1 kg de alimento não perecível, colaborando com a campanha de alimentos. Os cursos oferecidos são: Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Direito, Pedagogia e Turismo (Eventos e Hotelaria). Além dos cursos tecnológicos de Comércio Exterior, Gestão Recursos Humanos e Marketing.

> Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (Suprema)

As inscrições para o vestibular de vagas remanescentes nos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Farmácia poderão ser realizadas de 1º a 13 de janeiro de 2010, pela internet ou na instituição.

> Instituto Metodista Granbery

As matrículas para o vestibular podem ser feitas até o 11 de dezembro, na própria faculdade ou pela internet. As provas serão realizadas no dia 13. Os cursos oferecidos são: Administração, Direito, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Pedagogia e Sistemas de Informação.

> Instituto Vianna Júnior

O processo seletivo para ingresso em 2010 já foi realizado.

> Machado Sobrinho

As inscrições podem ser feitas na faculdade ou pela internet, até 10 de dezembro. A prova será realizada no dia 13. Os candidatos que se inscreverem pelas vagas reservadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão dispensados da realização da prova. Os cursos oferecidos são: Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Pedagogia, Psicologia, Eventos, Gestão Ambiental, Gestão Comercial - Ênfase no Setor de Bares e Restaurantes, Gestão Financeira - Ênfase no Setor Bancário, Marketing - Ênfase no Setor de Varejo e Sistemas para internet.

> Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac)

As inscrições para o vestibular terão início em 10 de dezembro, com a prova no dia 10 de janeiro de 2010.  Como um processo seletivo já foi realizado anteriormente, não haverá abertura de turmas para o curso de Medicina. As vagas são para: Administração, Comunicação Social (Jornalismo), Direito, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição e Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental.

> Universidade Salgado de Oliveira (Universo)

O vestibular será realizado em 24 de janeiro de 2010 e as inscrições estão abertas até o dia 22, na faculdade, e até o dia 21, pela internet. Os cursos oferecidos são: Administração, Análise de Sistemas (Sistemas de Informação), Comunicação Social - Jornalismo, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Geografia, História, Letras - Português/Literatura, Pedagogia e Serviço Social.

*Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes