• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    UFJF encerra processo seletivo 2010Recursos devem ser protocolados até o dia 4 de janeiro. Resultado final será conhecido no dia 8 de março.

    Melissa Ribeiro
    Repórter
    23/12/2009

    Terminam as provas do Vestibular e do Módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Segundo a Diretoria de Comunicação da UFJF, nesta quarta-feira, 23 de dezembro, não houve registro de nenhuma infração no concurso. Os candidatos das áreas de Saúde e de Exatas fizeram provas de Física e de Química. Já os da área de Humanas e os dos cursos de Administração e de Economia foram testados em História e Geografia.

    Em todo o vestibular, 2.672 candidatos faltaram às provas, o que corresponde a 16,5% dos 16.117 inscritos. No Pism III, o número de ausentes foi menor: 4,09%, ou apenas 84 dos 2.049 inscritos. Durante o processo seletivo, três candidatos foram flagrados com celulares, ficando automaticamente desclassificados.

    Segundo o pró-reitor de Graduação, Eduardo Magrone, o balanço inicial do vestibular da UFJF é positivo. "O ano foi altamente atribulado em relação aos processos seletivos nas universidades federais. Na UFJF, houve ainda uma particularidade, porque ao mesmo tempo em que adotamos o Enem como alternativa de seleção também implantamos mudança no modelo do vestibular. A gente tinha tudo para esperar um processo seletivo atribulado e confuso, mas para nossa agradável surpresa não foi nada disso. Tudo transcorreu com muita tranquilidade."

    Em relação ao novo modelo implantado, Magrone afirma que ainda é cedo para avaliar. "Um modelo de vestibular só pode ser aprovado depois de dois ou três anos de vigência, quando a gente começa a ter uma inteligência maior sobre o perfil de aluno desse modelo e o desempenho dele na universidade."

    A divulgação das notas da primeira etapa do concurso, que consiste em provas objetivas, será realizada no dia 11 de fevereiro. Já as notas da segunda etapa, com questões abertas, e também as do Pism III serão disponibilizadas no dia 1º de março. O resultado final será conhecido no dia 8 de março, através do site do vestibular.

    Recursos

    A UFJF recebeu 22 pedidos de recursos contra vestibular e Pism III. Os recursos referentes às questões discursivas das provas do vestibular e Pism III devem ser protocolados na Central de Atendimento da UFJF, no prédio da Reitoria, no dia 4 de janeiro, das 9h às 16h. Os resultados poderão ser conhecidos no dia 7 de janeiro, no site do vestibular.

    Na última segunda-feira, dia 22, professores de Geografia de oito colégios e cursos pré-vestibulares da cidade entraram em conjunto com recurso contra questões objetivas da disciplina nas provas do vestibular e do PISM III. O recurso pede a anulação das questões 17 do Pism III e 32 do vestibular e a anulação ou a mudança de gabarito da questão 33 do Vestibular.

    De acordo com o coordenador do Ensino Médio de um colégio de Juiz de Fora, Flávio Salgado, a questão 25 de Biologia do Vestibular e as questões 4 de Português e 7 de Biologia do Pism III também estão sendo questionadas.

    Em relação ao primeiro dia de questões abertas, que ocorreu na terça-feira, 22 de dezembro, a prova de Português foi uma das mais criticadas. Segundo a professora de Português e de Literatura de um colégio da cidade, Maria Laura Müller da Fonseca e Silva, embora tenha sido considerada de nível médio a fácil, os textos apresentados eram grandes, o que tornou a prova cansativa para os alunos. "O primeiro texto ocupava duas páginas e meia da prova. Eles foram bem explorados pelas questões, mas por serem muito extensos tornaram a prova desgastante."

    Confira os gabaritos do dia 23 de dezembro

    Física

    Geografia

    História

    Química

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.