Terça-feira, 29 de junho de 2010, atualizada às 17h52

Audiência pública acorda a doação de terrenos para melhoria de escolas

Carolina Gomes
Repórter

Na audiência pública realizada nesta terça-feira, 29 de junho, foi confirmada a doação dos terrenos das escolas estaduais Professor Francisco Faria e Almirante Barroso para o Estado. As instituições estão localizadas na Zona Norte da cidade e atendem cerca de mil alunos.

As duas escolas funcionam em um espaço físico pertencente à Prefeitura, porém são administradas pelo governo do Estado. Esse impasse tem gerado divergência e impedido que melhorias sejam feitas, prejudicando a estrutura física e, consequentemente, a qualidade de vida e do ensino dos alunos.

De acordo com a professora da Escola Estadual Almirante Barroso, Estela Regina da Silva Francisco, o local necessita de melhorias na infraestrutura. "Precisamos de reforma na parte física, na rede elétrica. Além disso, é necessária a ampliação da biblioteca, a construção de uma sala para os professores e a ampliação do laboratório de informática." Segundo a professora, essas carências inviabilizam a realização de algumas atividades escolares. "A sala de informática só comporta dez alunos, o que dificulta a utilização, já que as turmas são bem maiores", explica.

Os problemas enfrentados pela Escola Almirante Barroso são parecidos com os vividos na Escola Estadual Professor Francisco Faria. Na audiência, alunos e pais de alunos das duas escolas reiteraram o pedido de providência para que as reformas aconteçam e os problemas sejam sanados. O vereador Isauro Calais, que convocou a audiência, ressaltou a importância da doação, para que o Estado possa assumir integralmente a administração das escolas e realizar tais reformas. "É preciso agilizar essa doação."

O processo de regularização da doação dos prédios ao Estado está pendente desde 2008. Segundo o presidente da Câmara Municipal, Bruno Siqueira, o processo de troca de prefeito impediu a agilidade na finalização. Foi decidido que haverá a doação dos terrenos e os vereadores presentes se comprometeram a encaminhar o pedido até o dia 7 de julho, data de comemoração de aniversário da Escola Estadual Almirante Barroso.

Foi solicitada também mais empenho quanto à educação infantil, pois, segundo os moradores da Zona Norte, faltam vagas para suprir a demanda dos bairros. Segundo a secretária de educação, Eleuza Maria Rodrigues, a Prefeitura está ciente das demandas dos bairros. Ela diz que um prédio já está disponível e irá passar por reformas para abrigar uma escola de educação infantil no bairro Santa Cruz. Os demais casos estão sendo estudados e serão resolvidos.