Os di?logos que todos nós já tivemos; ou vamos ter

Por

Os di?logos que todos n?s j? tivemos... ou vamos ter Juliano Nery lan?a Di?logos Poss?veis, livro que retrata os di?logos
comuns a todos os relacionamentos


Guilherme Ar?as
Rep?rter
07/11/2008

"diga a verdade: o que voc? teria preferido? - ter sido o meu grande amor ou ter feito hist?ria em minha vida?..."

"tem certeza de que n?o est? se esquecendo de nada?..."

"como pode? disse que eu espero demais das pessoas..."

"sempre a mesma coisa. toda noite toma este ch? de camomila, engole cinco bolinhas do 35 da 'almeida prado' e escuta vin?cius na velha vitrola do quarto. n?o se cansa de ser sempre igual?..."

Assim mesmo. Sempre com retic?ncias no final, sem letras mai?sculas ou indica??o sobre quem s?o os personagens. Essas quatro perguntas iniciam cada um dos quatro cap?tulos de Di?logos Poss?veis, livro lan?ado pelo jornalista Juliano Nery (foto abaixo), atrav?s da Lei Municipal de Incentivo ? Cultura Murilo Mendes.

Inicialmente escrito para ser uma pe?a teatral, o livro apresenta quatro situa?es em que as rela?es e rea?es pessoais entre dois personagens s?o constantemente questionadas atrav?s dos di?logos.

Di?logos Poss?veis trata com fidelidade aspectos das conversas e discuss?es comuns nas rela?es afetivas. Mas o autor alerta que, assim como as famosas DR (discuss?es de rela??o), os di?logos do livro n?o s?o conclusivos. "Eu n?o tenho a aud?cia de resolver os questionamentos que s?o colocados", pondera.

Nery j? recebeu retorno de alguns leitores que, entre outras rea?es, se identificaram e se divertiram com os di?logos do livro. "Todo mundo passa por isso", explica.

Perguntado sobre at? que ponto o gosto pessoal pelos bate-papos interferiu na constru??o do livro, ele foi direto ao ponto: "Gosto muito de conversar. Perco a hora conversando com os outros". N?o ? a toa que o autor inicia o livro com a dedicat?ria ?nica e exclusiva "?s conversas intermin?veis."
A forma como express?o do conte?do

Se Di?logos Poss?veis recorre ?s conversas que todos n?s j? tivemos ou vamos ter algum dia, a forma como os di?logos s?o escritos destaca a originalidade do livro.

No in?cio das frases, as letras mai?sculas d?o espa?o ?s min?sculas. A explica??o ? simples: "As letras min?sculas remetem a uma coisa que n?o tem cerim?nia. Os di?logos n?o t?m cerim?nmia", lembra o autor.

Sobre as retic?ncias, que encerram cada uma das falas dos personagens, Nery volta a se referir ? dificuldade de conclus?o dos temas discutidos em um relacionamento. "O ponto final ? mais definitivo. As retic?ncias representam os fluxos cont?nuos das conversas. Este livro ? inacabado. N?o tem um final", revela.

J? antes do lan?amento do livro, que tamb?m deve ser lan?ado em Manhua?u, Caratinga, Te?filo Otoni, Rio de Janeiro e S?o Paulo, Nery revela que j? foi contactado por uma produtora de cinema do Rio, que se interessou pelo trabalho do autor. "Para fazer alguns roteiros de cinema, as produtoras contratam pessoas espec?ficas para fazerem os di?logos", explica.

Com os recursos da venda da primeira edi??o de Di?logos Poss?veis, que saiu com tiragem de mil exemplares, Juliano Nery espera relan?ar o livro em uma segunda edi??o ou investir em uma nova publica??o, dessa vez em um formato mais tradicional, o romance.

O lan?amento de Di?logos Poss?veis acontece nesta sexta, 7 de novembro, ?s 19h30 na Casa de Cultura (avenida Bar?o do Rio Branco, 3327. Centro).