JF celebra Dia de Prevenção e Combate é Tortura

Por

Quinta-feira, 26 de junho de 2008, atualizada ?s 10h30

Juiz de Fora celebra Dia de Preven??o e Combate ? Tortura



Fernanda Fernandes
Rep?rter

A cria??o de um F?rum Permanente em Defesa dos Direitos Humanos ? um dos destaques da programa??o idealizada por um grupo de entidades juizforanas para o "Dia Internacional de Apoio ?s v?timas de Tortura", celebrado nesta quinta-feira, dia 26 de junho.

A programa??o do dia inclui ainda um pronunciamento do vereador Fl?vio Cheker, ?s 17h, na C?mara, e a distribui??o de cinco mil panfletos explicativos sobre o que caracteriza a tortura. O material gr?fico tamb?m ser? entregue ?s entidades participantes.

Segundo o diretor regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Marcos Kopschitz Xavier Bastos (foto), a celebra??o da data ? importante para alertar para o fato de que a tortura ainda se faz presente no Brasil e em muitos pa?ses.

Disque Direitos Humanos

Para auxiliar no combate ao problema, desde 2000 est? dispon?vel o Disque Direitos Humanos (0800 31 1119). O servi?o funciona de segunda a sexta, de 08h ?s 22h. As liga?es s?o an?nimas. "A Sedese recebe, encaminha e monitora den?ncias junto ? comunidade em absoluto sigilo", diz Kopschitz, ressaltando que o Disque Direitos Humanos tamb?m recebe outras den?ncias, como viol?ncia contra a mulher e explora??o sexual de crian?as e adolescentes.

O encontro de entidades para cria??o do F?rum Permanente em Defesa dos Direitos Humanos acontece ?s 19h, no audit?rio da OAB (rua Marechal Deodoro, 552 - 4? andar). Al?m da Sedese, participam do evento o Centro de Defesa dos Direitos Humanos, a Pastoral Carcer?ria, a Comiss?o de Direitos Humanos da C?mara Municipal e a Comiss?o de Direitos Humanos e Cidadania da Quarta Subse??o da Ordem dos Advogados do Brasil, dentre outros grupos representativos.