• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação
    Quarta-feira, 8 de setembro de 2010, atualizada às 18h

    Mais de dois mil alunos participam da segunda fase da Obmep

    Daniele Gruppi
    Subeditora

    A segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2010 será realizada neste sábado, dia 11 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília). Ao todo, 2.134 alunos de 93 escolas de Juiz de Fora farão o exame. O objetivo principal da Obmep é estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas motivantes, que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.

    Os estudantes são divididos em três níveis de participação: nível 1, correspondente aos alunos de 5ª e 6ª séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental; nível 2, de 7ª e 8ª séries (8º e 9º anos) do Ensino Fundamental, e nível 3, estudantes do Ensino Médio. Na cidade, a escola que mais inscreveu alunos foi o Instituto Estadual de Educação, que contará com a participação de 116 jovens, seguida da Escola Estadual Sebastião Patrus de Souza, com 97 inscritos.

    A diretora do Instituto Estadual de Educação, Regina Coeli Galo de Oliveira, afirma que a escola incentiva a participação nas Olimpíadas. "Já inscrevemos alunos em todas as edições e o fato de já termos sido premiados é um estímulo. Além disso, fazemos uma confraternização com os participantes, pedimos que os professores valorizem isso na hora de dar o conceito e abordamos também a importância do evento para o currículo dos estudantes." Como preparação, os professores trabalham questões de prova dos anos anteriores em salas de aula.

    Nesta fase, a prova tem duração de três horas para os três níveis. Serão seis questões dissertativas, e os alunos devem explicar e exibir os cálculos, bem como o raciocínio empregado. Os alunos devem comparecer à prova com documento original de identidade (carteira de identidade ou certidão de nascimento ou carteira escolar) e o cartão informativo da Obmep (enviado a todas as escolas via postal). É recomendável que o aluno se apresente no local do teste com, pelo menos, trinta minutos de antecedência.

    Prêmio

    O resultado será divulgado em 26 de novembro de 2010. Serão premiados 500 alunos com medalhas de ouro, 900 com medalhas de prata e 1.800 com medalhas de bronze. Serão concedidos Certificados de Menção Honrosa também. Serão premiados ainda professores dentre os que obtiverem o maior número de pontos, conforme o regulamento. Os prêmios serão uma placa de homenagem e uma coleção de livros escolhida pela Direção Acadêmica da Obmep. Há premiação também para escolas e secretarias municipais e estaduais.

     

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.