Cinquenta novos alunos da UFJF começam as atividades no dia 16 de mavão

Por

Ter?a-feira, 3 de mar?o, atualizada ?s 12h30

Cinquenta novos alunos da UFJF come?am as atividades no dia 16 de mar?o


Guilherme Ar?as
Rep?rter

Dos 1.627 novatos que ingressam na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2009, nem todos iniciaram as aulas nesta segunda-feira, 2 de mar?o. Cinquenta alunos do curso de Artes e Design ter?o as atividades iniciadas no dia 16 de mar?o, quando forem conclu?das as obras de constru??o do novo pr?dio do Instituto de Artes e Design (IAD). Para a semana de inaugura??o, est?o previstas atividades de forma??o complementar, como workshops, confer?ncias, concertos e atividades art?sticas. As aulas ser?o iniciadas uma semana depois, no dia 26 de mar?o. Por?m, alguns calouros n?o foram informados sobre a data, o que gerou preocupa??o e confus?o para alguns alunos.

O estudante Eduardo Garcia ficou sabendo do cronograma apenas nesta segunda-feira, quando foi ao campus para o que seria o primeiro dia de aula do curso de Artes e Design. Segundo ele, outros novatos tamb?m reclamaram da falta de informa?es.

Apesar do calend?rio diferenciado, as aulas que n?o pertencem ao Departamento de Artes e Design come?aram no dia 2 de mar?o para os 16 alunos do curso de M?sica. A disciplina Est?tica e Hist?ria da Arte I, a primeira da estrutura curricular do curso, ? ministrada no Instituto de Ci?ncias Humanas (ICH).A Universidade instalou dois postos de informa??o no campus, mas o hor?rio de funcionamento ? restrito ao per?odo das 7h ?s 9h e das 18h ?s 20h. O atendimento aos calouros vai at? a pr?xima sexta-feira, 6 de mar?o.

A estudante Nina Oliveira Queir?z de Paula iniciou o curso de Flauta Transversa nesta segunda, assim como os outros 12 mil alunos dos diversos cursos. Ela garante que foi avisada por telefone sobre a data de inaugura??o das atividades no pr?dio do IAD.

De acordo com a diretora do IAD, Edna Rezende, todos os alunos foram informados das datas pelo telefone. Ela garante que os estudantes n?o ter?o preju?zo com a programa??o diferenciada. "O calend?rio da Universidade programa 17 semanas de aulas por semestre, mas para n?s cumprirmos toda a credita??o precisamos de 15", revela.

As obras do pr?dio do IAD devem ser finalizadas na semana que vem. Ainda faltam ajustes como a entrega do plano de eletricidade. Ap?s a inaugura??o, a unidade passa para a segunda etapa de obras, que dever?o ser entregues at? o dia 26 de junho.

Esse ano, a UFJF ofereceu quatro novos cursos: Engenharia Sanit?ria e Ambiental, Nutri??o e M?sica, al?m de um novo modelo de ingresso, o chamado Bacharelado Interdisciplinar (BI), na ?rea de Ci?ncias Exatas e Artes e Design.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes