Sábado, 2 de outubro de 2010, atualizada às 12h

UFSJ abre inscrições para processo seletivo

Da Redação

As inscrições para o Vestibular 2011 da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) começam nesta segunda-feira, dia 4 de outubro, e podem ser efetuadas até o dia 25, pela internet. A taxa de matrícula no processos seletivo custa R$ 100. São oferecidas 1.765 vagas em 42 cursos.

As provas acontecem de 11 a 15 de dezembro - as de conhecimentos gerais e redação no primeiro dia e a de conhecimentos específicos no dia 12, ambas destinadas a todos os concorrentes. As provas de habilidades específicas para os cursos de Música, Teatro e Artes Aplicadas serão aplicadas respectivamente nos dias 13, 14 e 15.

A nota das provas de múltipla escolha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode substituir o resultado da prova de conhecimentos gerais da UFSJ, prevalecendo a maior delas, caso o candidato faça os dois exames e autorize o uso do resultado do Enem no ato da inscrição. O candidato deve estar atento para não se ausentar da prova de redação da UFSJ, pois a equivalente do Enem não será utilizada para fins de composição da nota.

A UFSJ reservará 10% das vagas de cada curso para o Sistema de Seleção Unificado do MEC (SiSU), no qual o candidato concorre através do resultado final do Enem. Havendo vagas remanescentes e esgotando-se os candidatos da lista de aprovados do vestibular normal essas poderão ser disponibilizadas para o preenchimento através do SiSU.

De acordo com a Política de Ações Afirmativas definida pelo Conselho Universitário (Consu) serão reservadas, também, 50% das vagas de cada curso para candidatos que cursaram o ensino fundamental e médio integralmente em escola pública. Essa quantidade de vagas será distribuída entre duas ações afirmativas, uma composta por brancos e orientais e outra na qual estão inseridos pardos, pretos e indígenas de acordo com dados do censo realizado pelo IBGE em Minas Gerais. Essa regra vale tanto para o processo seletivo normal quanto para o Sistema de Seleção Unificada do MEC. O candidato aprovado deverá comprovar sua condição no ato da matrícula.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken