• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Energia e disposição são características essenciais aos freelancersÉ importante que o profissional tenha perfil voltado para o lado empreendedor e que tenha como fator motivador a vontade de abrir espaço no mercado e fechar negócios

    Aline Furtado
    Repórter
    13/12/2011
    Foto de pessoa digitando

    A vontade de levar a vida profissional de forma individual pode encher os olhos de algumas pessoas devido à autonomia. Entretanto, é importante que o profissional possua, em seu perfil, características como energia e disposição. "Deixar o posto de trabalho em uma empresa requer planejamento. É importante que a pessoa tenha perfil voltado para o lado empreendedor e que tenha como fator motivador a vontade de abrir espaço no mercado e fechar negócios", destaca a psicóloga e coach-executiva, Elizabeth Soares.

    Para seguir a carreira como freelancer, é importante, ainda, que o profissional não tenha necessidade de estar ligado a uma empresa, já que o trabalho solitário deixa de gerar um sentimento de pertencimento a um grupo, negando uma identidade comum. "Há pessoas que têm, de forma latente, um espírito de cooperação e que acabam 'funcionando' melhor se inseridas em uma equipe. Alguns tendem a pensar que trabalhar por conta própria pode ser vantajoso, porque requer menos dedicação e os horários podem ser mais flexíveis. Contudo, é exatamente o contrário, um profissional sozinho faz ou não faz", explica Elizabeth.

    Foi pensando na autonomia que a designer de moda Talita Botelho optou por deixar o emprego fixo e apostar nos trabalhos como freelancer. "Decidi sair da empresa porque queria mais tempo livre para dedicar aos projetos pessoais, como cursos de inglês, pós-graduação e à criação de um negócio próprio. Então, após deixar meu emprego, meu trabalho acabou sendo requisitado pela própria empresa. Claro que tenho possibilidade de trabalhar para outros clientes, mas quem trabalha por conta própria deve ter em mente que um grande número de clientes pode prejudicar a qualidade do trabalho."

    A flexibilidade é apontada pela maquiadora e publicitária freelancer Pâmela Weitzel como uma das principais vantagens. "Dependendo da empresa, o funcionário não estará liberado em recessos como final de ano e Carnaval. Como freelancer, faço o meu horário. No meu caso, especificamente, opto por trabalhar no período em que mais rendo, à tarde." Uma das dificuldades, de acordo com ela, é o início. "Quando comecei, minha rede de contatos era restrita. Por isso, é preciso muita dedicação."

    Quem também ressalta a autonomia e a flexibilidade de horários é o fotógrafo freelancer João Schubert. "Não sou escravo de agenda. Quase não trabalho aos finais de semana e tenho mais tempo para descanso", destaca o profissional, que mesmo nos períodos em que tinha emprego fixo, desenvolvia trabalhos como freelancer. "Atuava como fotojornalista, mas havia muitas possibilidades em outras áreas da fotografia. Aliás, meu ganho maior vinha dos contratos avulsos. O fotojornalismo era apenas um fixo."

    Ganhos e gastos

    Um ponto que também deve ser considerado quando se opta por seguir carreira como freelancer diz respeito à segurança proporcionada pelos pagamentos fixos e benefícios. "É fundamental, antes de abrir mão do posto em uma empresa, considerar os gastos mensais que são repassados em forma de benefícios pela empresa, como alimentação, transporte e saúde", lembra Elizabeth.

    Talita, que trabalha com produção de conteúdo, de moda e de conceito para editoriais de moda, lembra que é preciso colocar os ganhos e os gastos na ponta do lápis. "Há pessoas que têm necessidade de ter o salário na conta ao final de cada mês. No caso do freelancer, é preciso ter controle, embora seja possível alcançar o mesmo valor recebido no emprego fixo. No caso de benefícios, como o transporte, não há perda, porque faço meus trabalhos em casa."

    Para Pâmela, uma das dificuldades é a comprovação de ganhos. "Algumas instituições bancárias exigem o contracheque para abertura de crédito. Mas isso é compensado porque tenho uma renda mínima fixa a cada mês e tenho a vantagem de ganho extra em época de festas de final de ano e de formaturas, sendo tudo repassado diretamente a mim."

    Planejar é a palavra de ordem

    Se o foco for mesmo seguir trabalhando de maneira individual, sem parceiros para dividir as despesas, as receitas e os trabalhos, a dica de Elizabeth é planejar. "Deve-se estipular metas, montar um plano de negócios. Para isso, pode-se contar com apoio técnico por meio de serviços de voltados a novos empreendedores. Assim, a chance de sucesso é maior." As oportunidades de crescimento como freelancer, caso haja planejamento e dedicação, são grandes. "Os ganhos podem até ser maiores do que se o profissional estivesse ligado a uma empresa."

    Talita ressalta a necessidade de organização dos compromissos. "O freelancer deve ter foco. Não é porque, em alguns casos, trabalha-se em casa, que se pode sentir livre para ver TV ou navegar na internet a qualquer momento. Para que haja rendimento, é preciso traçar um cronograma de trabalho."

    Empresas em busca de freelancers

    Segundo Elizabeth, muitas empresas têm buscado profissionais com visão de freelancer, como no caso de Talita. "Trata-se de um diferencial. A partir daí, estabelecem uma espécie de parceria de prestação de serviços, como é o caso, por exemplo, de clínicas de saúde e estética, que contam com um quadro técnico formado por profissionais liberais que não têm vínculo exclusivo com as empresas."

    Com isso, ganha a empresa e ganha o freelancer. "Algumas empresas não suportam uma equipe muito pesada e, com o novo quadro, acabam ganhando velocidade em seus negócios." Entre as carreiras onde a tendência de freelancers é maior estão aquelas relacionadas às áreas de saúde, estética, tecnologia e comunicação.

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.