Quinta-feira, 14 de junho de 2012, atualizada às 10h50

Inscrições para o Enem terminam nesta sexta-feira

Da Redação
Exame Nacional do Ensino Médio

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminam nesta sexta-feira, 15 de junho, às 23h59. A taxa é de R$ 35, mesmo valor de 2011. Alunos do terceiro ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento. As provas estão marcadas para os próximos dias 3 e 4 de novembro.

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) adotará, pela primeira vez, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para substituir o vestibular. A nota do Enem é utilizada para o ingresso em 70% das vagas da instituição através do Sisu e as demais cadeiras são destinadas ao Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), cujo edital ainda será lançado.

Além de ser utilizado para acesso em universidades, o Enem é usado na seleção Programa Universidade Para Todos (Prouni), programa de intercâmbio no exterior Ciência Sem Fronteiras e para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). De acordo com dados do Ministério da Educação, até o dia 12 de junho, o número de inscritos ultrapassava os 4 milhões em todo o Brasil. Em Minas Gerais, os inscritos somam 425.033.

Inscrição

Para realizar a inscrição, o interessado deverá acessar o site do Inep, onde será solicitado o CPF e a data de nascimento. Logo após, será necessário informar os dados pessoais do candidato, escolher a prova de língua estrangeira e a cidade onde o participante pretende realizar a prova. Uma senha deverá ser criada para acompanhamento da inscrição no portal.

O pagamento do boleto deve ser efetuado até o dia 20 de junho. O comprovante de inscrição será enviado, pelo correio, até o dia 26 de outubro, mas, quem preferir, poderá imprimi-lo antes, na página do concurso, através do acompanhamento de inscrição. O gabarito oficial será divulgado no dia 7 de dezembro e o resultado final sairá no dia 28 de dezembro.

*Com informações da Agência Brasil

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Inscri?es para o Enem terminam nesta sexta-feira