Terça-feira, 10 de julho de 2012, atualizada às 17h40

Professores federais irão discutir corte do ponto com reitores

Andréa Moreira
Repórter
Assembleia

A pauta da assembleia realizada nesta terça-feira, 10 de julho, pelos professores e servidores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Instituto Federal Sudeste MG (IF Sudeste/MG) trouxe uma novidade: a discussão sobre o corte no ponto dos servidores, anunciado pelo governo federal no último dia 6.

De acordo com a assessoria da Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes-JF) será marcada uma reunião com os reitores das duas instituições federais do município para discutir a questão. A assessoria informa, ainda, que esta decisão foi tomada, pois, no início da greve, os reitores da UFJF e do IF Sudeste/MG prometeram não cortar o ponto dos servidores. A reunião ainda não tem uma data definida.

Entre as reivindicações dos servidores está a reestruturação da carreira dos professores federais, prevista no acordo firmado em 2011. A categoria também busca carreira única, com incorporação das gratificações em 13 níveis remuneratórios, variação de 5% entre níveis a partir do piso para regime de 20 horas, correspondente ao salário mínimo do Dieese (atualmente calculado em R$ 2.329,35) e percentuais de acréscimo relativos à titulação e ao regime de trabalho. Os docentes também reivindicam a valorização e a melhoria das condições de trabalho e de atendimento de pautas específicas de cada instituição de ensino superior.

Manifestação

Nesta quarta-feira, 11, os grevistas irão realizar um ato de protesto, que terá como tema Copa do Mundo. "Queremos mostrar para a população os gastos que o governo federal está realizando com este evento e o descaso com a educação do país", explica o presidente Apes-JF, Rubens Luiz Rodrigues. A manifestação será realizada a partir das 16h, no calçadão da rua Halfeld.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

Curabitur rhoncus lacus faucibus ac elit quis tincidunt Quisque egestas ac. Urna condimentum vitae fermentum at eget eros leo semper fames non. Parturient non Nunc sed id nibh et sem In Praesent diam. Tincidunt ornare dictum vitae ligula suscipit In Sed massa Lorem nec. Id nibh eget tincidunt vitae habitasse eget et et.

ACESSA.com - Professores federais ir?o discutir corte do ponto com reitores