Trabalhos acad?micos sem dificuldade: Referências

Por

Trabalhos acad?micos sem dificuldade: Refer?ncias
Nícea Helena Nogueira 29/10/2015

Trabalhos acadêmicos sem dificuldade: Referências

Referência é um assunto tão importante na pesquisa acadêmica que merece uma coluna só para a sua apresentação. Ela é o endereço da sua fonte de pesquisa e deve ser elaborada com o maior cuidado. Além de provar que as informações apresentadas não saíram só da sua cabeça e que você não copiou dos outros sem dar o devido crédito ao dono da informação, elas ainda conferem autoridade para a sua pesquisa, ajudam outra pessoa a localizar o que você pesquisou e atestam a abrangência do seu trabalho.

Antigamente, falávamos de “Referências Bibliográficas” ou mesmo “Bibliografia”, mas, hoje, usamos apenas o termo “Referências” para abrir uma seção onde listamos todas as nossas fontes (publicadas (bibliográficas) ou não (material inédito)). Isso quer dizer todos os documentos que consultamos para obter as informações que iremos apresentar no projeto de pesquisa ou no Trabalho de Conclusão de Curso, TCC, como dissemos na coluna anterior. Essa lista deve sempre constar no final de um trabalho acadêmico. Ela é obrigatória!

Nícea Helena Nogueira é revisora de textos acadêmicos. Doutora em Letras pela UNESP-São José do Rio Preto, SP. Professora de Inglês e Literaturas de Língua Inglesa da Faculdade de Letras da UFJF. Coordenadora Geral do Programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF) da UFJF. Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Foi Professora Titular e Coordenadora do Programa de Mestrado em Letras, do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) e Diretora do Centro de Pesquisa na mesma Instituição. Lecionou, também, na Faculdade Suprema, na Unipac e na Faculdade de Direito do Instituto Vianna Júnior. Autora do livro Laurence Sterne e Machado de Assis: a tradição da sátira menipéia, entre outras publicações. Professora de Metodologia de Pesquisa desde 2000.