Sexta-feira, 6 de setembro de 2013, atualizada às 17h16

Questões do Enem 2014 serão feitas em local de segurança reforçada

enem

A partir de 2014, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão elaboradas em um local com segurança reforçada. O local, que será construído na nova sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) terá acesso restrito e quem for entrar passará por um scanner e será monitorado por câmeras.

Além do Enem, também serão elaboradas no local as questões do Banco Nacional de Itens, referente à Revalidação dos Diplomas Médicos (Revalida), o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), a Prova Brasil e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), entre outras avaliações. A escolha do novo ambiente foi feita para evitar vazamentos de questões, como aconteceu nos anos 2009 e 2011 do Enem.

Segundo informações do Inep, serão 988 metros quadrados, divididos em 21 salas com controle de acesso, uma sala de monitoramento, uma sala para a identificação dos usuários e uma sala para escaninhos, onde serão guardados os objetos pessoais daqueles que tiverem acesso ao local.

Para entrar em uma das 21 salas, será necessário passar por um leitor biométrico, que irá garantir que a pessoa tem autorização para entrar na área. Cada ambiente terá quatro câmeras para gravação de imagens, que serão gerenciadas por um sistema de monitoramento, com central de comando e controle. A estimativa é que o ambiente custe R$ 15.276.370,90.

O Inep lançou edital para a contratação da empresa especializada para cuidar da instalação dos equipamentos e adequação do ambiente, além do monitoramento e suporte técnico. A sessão está agendada para o dia 17 deste mês.

Com informações da Agência Brasil

ACESSA.com - Quest?es do Enem 2014 ser?o feitas em local de seguran?a refor?ada