Quarta-feira, 18 de setembro de 2013, atualizada às 15h30

Jornal produzido por alunos de escola estadual de JF ganha concurso no Paraná

Laura Lewer
*Colaboração
escola

Cinco alunos da Escola Estadual Antônio Carlos, de Juiz de Fora, fizeram em agosto deste ano um jornal para contar aos alunos tudo o que acontecia na escola. Mil e duzentos exemplares foram distribuídos, mas só em setembro o jornal quebrou as barreiras do estado e chegou até Ponta Grossa, no Paraná, onde a jovem equipe do AntonioCarlos.com foi premiada na categoria Jornal Escolar do 1º Concurso Latino-Americano para Jovens Mídia e Educação. O prêmio fez parte do Encontro de Comunicação de Ponta Grossa.

De acordo com a supervisora pedagógica da escola que participou do desenvolvimento do jornal, Andréia Otoni Antunes Sales da Cruz, a ideia de participar do concurso partiu do estudante do 3º ano do ensino médio, Matheus de Oliveira Delduca. "O Matheus teve acesso ao link do concurso pelas redes sociais e conversou com a professora coordenadora. Entre as modalidades, optamos pelo jornal porque a escola já tinha apontado o desejo por uma comunicação melhor entre as turmas". Após a escolha do tema, outros quatro alunos do oitavo ano foram convidados e as pautas escolhidas foram voltadas para o tema do concurso, para que o jornal tivesse mais chances de ganhar.

Ainda segundo Andréia, a equipe ficou empolgada por fazer parte da criação do jornal e não esperava o prêmio. "Todos aproveitaram a viagem para conhecer os pontos turísticos de Curitiba. Além disso, os estudantes esperam que a visibilidade do trabalho faça outras pessoas a terem o desejo de participar do projeto. "Mais duas edições serão feitas. No final do ano esperamos renovar a equipe", destaca.

Não é a primeira vez que um jornal é publicado na escola. Em 2009, uma edição comemorativa dos 100 anos da instituição foi criada. A ideia é que o jornal seja feito bimestralmente e os alunos já começaram a trabalhar nos textos.

*Laura Lewer é estudante do 6º período de Jornalismo do CES/JF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.