UFJF divulga edital para mais de 4 mil bolsas e auxílios estudantis

Por

UFJF divulga edital para mais de 4 mil bolsas e aux?lios estudantis

UFJF divulga edital para mais de 4 mil bolsas e auxílios estudantis

O processo seletivo para os benefícios passaram por reestruturação e tem as inscrições abertas até o dia 12 de março

O edital do processo seletivo para 4.449 bolsas e auxílios estudantis da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi publicado nesta segunda-feira, 2. Ao todo, são seis modalidades para o primeiro semestre. O edital passou por reestruturação amplamente discutida com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e corpo discente, que também analisaram as formas de investimentos e distribuição das bolsas.

Para se inscrever, o candidato deve acessar a nova plataforma de acesso do acadêmico (Siga), identificar o ícone do Apoio Estudantil, preencher e concluir o Formulário Socioeconômico, entre 5 e 12 de março. Todos os alunos já beneficiados por editais anteriores, bem como ingressantes dos grupos A e B da matrícula interessados em continuar recebendo o apoio, deverão se inscrever e concorrer em iguais condições com os que estão pleiteando pela primeira vez. Já o aluno que já é bolsista do Programa Bolsa Permanência e que pretender apenas continuar no programa, sem concorrer a qualquer outra modalidade de auxílio, não precisará apresentar nova documentação comprobatória de sua vulnerabilidade, desde que esta não tenha sofrido modificação.

Com base nas informações prestadas no formulário, será feita uma triagem e os candidatos pré-aprovados convocados a apresentarem sua documentação da condição socioeconômica, no período de 16 a 30 de março. As bolsas terão vigência de abril a dezembro deste ano, podendo ser prorrogadas até o lançamento do próximo edital, caso haja disponibilidade orçamentária.

Modalidades de bolsa e auxílio

Este ano, são oferecidas duas modalidades de bolsa (Permanência e PNAES) e quatro de auxílios (moradia, alimentação, transporte e creche), todas destinadas a alunos que comprovem vulnerabilidade socioeconômica, não tenham concluído outro curso de graduação (exceto o primeiro ciclo dos bacharelados interdisciplinares) e estejam entre os que mais necessitem dentro do limite de apoio disponibilizado. Os auxílios são complementares e todos podem ser acumulados com as bolsas, conforme a avaliação socioeconômica e a disponibilidade orçamentária. Esta possibilidade é uma novidade no edital. Já as bolsas não são acumuláveis entre si.

O edital traz ainda outras novidades. A Bolsa Manutenção, que passa a se chamar PNAES, não exige mais a contrapartida de 12 horas de atividades em programas e projetos de apoio estudantil. Além disso, a exigência de aprovação em 70% dos créditos cursados no semestre anterior caiu para 60%, ampliando o alcance das bolsas e auxílios.