Terça-feira, 29 de julho de 2014, atualizada às 17h

Maior competição das Américas terá representante de Juiz de Fora

Vívia Lima
*Colaboração
Jonathas de Souza- representante mineiro na Olimpíada do Conhecimento

O juiz-forano Jonathas de Souza Poggianella (foto ao lado), 21 anos, será o representante de Minas Gerais na Olimpíada do Conhecimento 2014, que é a maior competição de educação profissional das Américas.

O ex-aluno da unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Juiz de Fora, competirá na modalidade "pintura automotiva". Jonathas foi selecionado pelo instrutor do curso, após obter bom rendimento nas atividades. "Não me preparei anteriormente para a competição, depois que fui selecionado que eu comecei a me dedicar e treinar para ela, fiquei surpreso ao ser o escolhido para representar Minas." Jonathas fez o curso de qualificação em Pintura Automotiva, e se formou há aproximadamente um ano e três meses.

Na competição, os jovens são desafiados a executar tarefas diárias de empresas, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade estabelecidos. Vencem aqueles que tiverem as melhores notas. Nesta fase, os alunos são avaliados segundo critérios de conhecimento técnico e tecnológico, de qualidades pessoais e de habilidades e atitudes. Este ano, as provas ocorrem entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, na cidade de Belo Horizonte.

A cada dois anos, a olimpíada reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do SENAI e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O representante mineiro, que sempre teve aptidão para a área de exatas tem jeito com os números, influenciado pela mãe, que é contadora, ele quer trazer a medalha de ouro para casa e assim representar o Brasil na World Skills 2015, que é o maior torneio de educação profissional do mundo.  

*Vívia Lima é estudante do 7º período de Jornalismo da UFJF

ACESSA.com - Maior competi??o das Am?ricas ter? representante de Juiz de Fora