Segunda-feira, 18 de agosto de 2014, atualizada às 15h57

Trote marca início do semestre na UFJF

Vívia Lima
*Colaboração
Trote

Nesta segunda-feira, 18 de agosto, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu cerca de 1.900 novos alunos. Com a chegada, os alunos mais antigos organizaram o trote, que consiste em rasgar e pintar as roupas dos novos estudantes, fazê-los pedir dinheiro, como forma de marcar a entrada dos calouros, como são chamados os recém chegados.

A caloura do curso de Farmácia da UFJF, Isabela Mattos, chama o trote de brincadeira. Para ela, o trote é divertido e importante, desde que não faça nada que o outro não aceite. "Essa  brincadeira permite conhecer nossos colegas de classe, assim como outros estudantes. É uma lembrança que vamos guardar pela vida inteira. Está muito divertido."

O estudante Rafael Souza, que não participou do trote quando ingressou na instituição, acredita o que o ritual é a maneira de apresentar o estudante à universidade. "Os veteranos agem da mesma maneira que comportaram com eles, alguns podem abusar, no entanto, apenas fazem igual."

O aluno do curso de Matemática da UFJF, Maylson Vanucci, diz que a iniciativa é dar as boas vindas para os ingressantes no ensino superior. Segundo ele, o estudante que não participa, deixa de aproveitar a interação que é promovida pelos próprios alunos. "E legal ter a zoação desde que não machuque ninguém, sem ele seria muito sem graça entrar para a universidade," assim a aluna Ana Carla Oliveira, com roupas rasgadas e cheia de tinta, define o trote.

A veterana Alice Saraiva declara que entrar para uma instituição federal é algo difícil, por isso é interessante participar da brincadeira. "O calouro não é obrigado e fazer o que não quer. Estamos arrecadando alimentos, vamos organizar a doação de sangue, para que essa passagem seja também solidária", afirma.

Um grupo de alunos do curso de Farmácia da UFJF relatou ao Portal ACESSA.com que as "brincadeiras são saudáveis. Alguns no início podem ficar um pouco receosos, mas depois entram na festa. Ninguém precisa fazer aquilo que não sentir vontade. Nossos veteranos foram bonzinhos, compraram água e deram lanche para nós, que desde cedo estamos arrecadando dinheiro."

Trote Trote

A UFJF

A UFJF proíbe a prática de trote dentro do campus. Para àqueles que sofrerem quaisquer abusos, a instituição disponibiliza o telefone (32) 2102-3911 para denúncias. As solicitações podem ser feitas também na Central de Atendimento, no campus. As denúncias são sigilosas.

Para receber os calouros, a UFJF, organizou apresentações musicais com bandas e artistas locais em nove pontos de ônibus e no Restaurante Universitário, tanto no horário do almoço, quanto do jantar. Essas atividades se estendem também ao campus de Governador Valadares. 

O coordenador de programas de Graduação, Fabiano Tosetti, declara que várias atividades estão programadas para receber os quase dois mil novos alunos. Além da recepção musical, os estudantes terão palestras para apresentar o funcionamento da universidade. Na quinta-feira, 21 de agosto, calouros e veteranos poderão doar sangue. A ação será no Anfiteatro das Pró-reitorias e está programada de 8h às 13h. Já no dia 25, segunda-feira, a UFJF recebe pela primeira vez a campanha de doação de cabelo para a confecção de perucas para vítimas de câncer. A ação será no instituto de Ciências Biológicas de 8h às 17h. "Nossas atividades irão auxiliar para que o aluno seja bem recebido e aproveite ao máximo seu tempo na UFJF", afirma Tosetti. 

*Vívia Lima é estudante do 7º período de Jornalismo da UFJF

ACESSA.com - Trote marca in?cio do semestre na UFJF