Segunda-feira, 4 de julho de 2016, atualizada às 15h57

Grupo Divulgação comemora 50 anos com programação especial durante a semana

Da Redação
foto

O Grupo Divulgação celebra o aniversário de 50 anos no palco do Forum da Cultura, da UFJF, na rua Santo Antônio, 1.112, Centro. Desde 1971, o grupo fez do palco do Forum sua casa e, dessa vez, a comemoração será especial: o Jubileu de Ouro. Para comemorar, o GD fará uma semana de programação especial com exposições, cinco espetáculos com entrada gratuita, desfile no Calçadão da Halfeld, o “Cantoria do Divulgação” com apresentação das músicas que marcaram várias montagens do Grupo, lançamento de livro e do seu site oficial. Confira programação completa abaixo:

Na área das artes plásticas, a exposição “Divulgação 50” marca uma passagem do Grupo. Assim, através da fotografia, em painéis organizados por décadas, vai se mostrar a trajetória do GD a partir da sua fundação, em 1966, até a comemoração do seu cinquentenário, em 2016, que poderá ser visitada na galeria de arte do Forum.

Ainda, no Museu de Cultura Popular estarão à mostra máscaras que foram feitas durante anos para os diversos espetáculos, mostrando um trabalho de desenvolvimento plástico, inspirado na pesquisa no campo da cultura popular e erudita, que possibilitou a criação de vários objetos que inundaram as diversas montagens do grupo. São 18 máscaras e, além disso, uma vitrine exibirá comendas e medalhas que o GD recebeu ao longo desses 50 anos.

Na sala de vídeo, estarão as maquetes de espetáculos que fazem parte do projeto de extensão “Criação Cenográfica”, desenvolvido há mais de 20 anos por alunos da UFJF. Essas maquetes cobrem uma boa parte do trabalho cenográfico apresentado pelo GD em suas peças. Além disso, teremos alguns trajes, figurinos e partes de cenários de espetáculos infantis e adultos.

Comemorando o cinquentenário do Grupo Divulgação, a programação tem início com o espetáculo “Uma aula de teatro”, encenado pelo Núcleo de Adolescentes. O espetáculo mostra, na prática, o trabalho do Divulgação e como os seus alunos são iniciados nas artes cênicas. São sete estações que serão mostradas no palco: a Estação do Afeto, que é a entrada dos atores no grupo; a Estação da Garra; a Estação da Felicidade; a Estação da Busca; a Estação da Molecagem, que é a estação da brincadeira; a Estação da Aprendizagem e a Estação da Avaliação.

De acordo com o diretor e dramaturgo José Luiz Ribeiro, “em cada uma dessas estações estão presentes músicas que são usadas para o desenvolvimento afetivo e sensorial dos alunos que fazem o nosso curso. Nós começamos com uma saudação à plateia, depois mostramos a garra com a “Tropa de elite” e finalizamos com “A cidade Feliz’”.

Também serão apresentadas as montagens "Cora, luar e cantar", com Núcleo Terceira Idade, a “Cantoria do Divulgação”, com atores e ex-integrantes do GD, o espetáculo infantil “Anjos e desarranjos” e o “Romeu e Julieta”, de Shakespeare.

“Cancioneiro Divulgação” é uma obra escrita por José Luiz Ribeiro, toda em sextilhas, que culminou na formatação de um álbum de retratos dos 50 anos do GD. São versos que legendam momentos históricos, montagens celebradas e realizações nos mais diversos feitos. Passando pelos espaços, repertórios e unindo nomes, o livro começa com Juiz de Fora no tempo da Faculdade de Filosofia e Letras, no Alto dos Passos, quando o bonde deixava os alunos na porta da Faculdade. São 430 fotografias feitas pelos mais renomados fotógrafos, que durante esses 50 anos, documentaram a história do Divulgação.

A música marcou a história do GD. Da compositora Suely Costa ao compositor Maurício Tapajós, passando por Eduardo Arbex, Márcio Itaboray e José Luiz Ribeiro, as composições musicais contribuíram para que os espetáculos fossem curtidos sonoramente. “Cantoria do Divulgação” vai juntar velhos amigos que fizeram parte do Divulgação, mas que não se desligaram da sua emoção. Eles estarão no palco cantando músicas que marcaram a história do GD, nas suas mais diversas montagens.

Programação:

Dia 6, quarta-feira:    
- 19h30: Abertura da exposição “Divulgação 50”
- 20h: “Uma aula de teatro”- Núcleo de Adolescentes

Dia 7, quinta-feira:    
- 20h: “Cora, luar e cantar”- Núcleo de Terceira Idade
- 20h30: Lançamento do livro “Cancioneiro Divulgação”, de  José Luiz Ribeiro

Dia 8, sexta-feira:      
- 20h: Espetáculo: “Cantoria do Divulgação” – Atores e ex-integrantes do GD
- 21h15: Lançamento do site do Grupo Divulgação

Dia 9, sábado:            
- 10h: Desfile no Calçadão da Halfeld e Visitação no Campus da UFJF
- 16h: Espetáculo Infantil: “Anjos e desarranjos”- de José Luiz Ribeiro
- 20h30: “Romeu e Julieta” - de Shakespeare, versão de José Luiz Ribeiro
OBS: Peça com entrada gratuita (levando em consideração a capacidade do teatro)


Com informações da Assessoria

ACESSA.com - Grupo Divulga??o comemora 50 anos com programa??o especial durante a semana