Quinta-feira, 6 de novembro de 2014, atualizada às 17h31

Vai fazer o Enem? Veja orientações para o dia de prova

Lucas Soares
Repórter

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre neste final de semana, 8 e 9 de novembro, é a prova mais importante para quem deseja ingressar no ensino superior em uma faculdade pública no Brasil. Após dedicar-se durante o ano para a realização do exame, o estudante tem que enfrentar o nervosismo, a ansiedade e o tempo para alcançar uma boa nota, principalmente para quem deseja um curso de maior concorrência.

O diretor executivo do Colégio Cave, Lawrence Gomes, orienta para a realização da prova. "O processo é muito individual, cada pessoa tem a sua prática e estrutura para ir fazer uma prova dessa. O importante é a consciência de ter feito o trabalho durante o ano e a maturidade para ter tranquilidade. Quem não estudou, não vai resolver o problema virando a noite no dia anterior. Não é mais uma prova de colégio. Tem que ser aproveitado aquilo que se construiu ao longo do ano para conseguir a melhor nota possível", explica.

Nas últimas horas antes do Enem, Gomes explica que é normal a ansiedade, e cada um deve buscar a sua forma de geri-la. "Quem se comprometeu, vai ficar ansioso. É pertinente. Tem gente que vai para o cinema, namorar, tocar violão, piano, e tem gente que vai estudar. Cada um tem que descobrir seu caminho, mas com sensatez e equilíbrio", afirma o diretor.

Os simulados que os colégios e cursos preparatórios aplicam durante o ano são importantes, já que também simulam o tempo médio gasto no exame. "O tempo é um adversário. O aluno tem que saber controlar, e isso foi treinado. Se o aluno começou pela redação no simulado, comece a prova pela redação, que deve ter uma hora dedicada à ela. Se nunca treinou, saiba que a prova é longa e cansativa e tem que ter pelo menos 30 minutos para marcar o cartão. É trazer aquilo que fez em casa e nos simulados para a prova", comenta.

Gomes também fala da importância de se levar comida para o local de prova. "Pensar também consome energia, então é bom levar comida. Se fadigar muito, perde-se a capacidade de raciocinar e produzir. Deve-se balancear a alimentação ao longo da prova, decidir se vai almoçar antes de sair de casa ou próximo ao local do exame, são todas variáveis que são individuais de cada estudante", garante.

Orientações gerais

Além disso, o Ministério da Educação (MEC) explica os itens obrigatórios que cada estudante deve levar ao local de prova. Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Ela é obrigatória para o exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do cartão-resposta. Além disso, é necessário um documento de identificação original com foto e cartão de confirmação da inscrição.

Os portões de acesso dos vários locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). No sábado, os alunos irão responder 45 questões de múltipla escolha com o tema Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias em até 4h30. No dia seguinte, além das 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, também será necessário produzir uma redação, com tema que será divulgado no momento da prova. No domingo, os estudantes ganham uma hora a mais para realizar o exame, totalizando 5h30.

O aluno poderá ser eliminado do Enem se:

- Realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas.

- Portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones,tabletsipods®pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

- Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

- Portar armas de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte.

- Ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas 2 (duas) horas do início da aplicação.

- Receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame ou de outro participante.

Resultado

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no site, até o terceiro dia útil seguinte (12 de novembro 2014) ao de realização das últimas provas.

Os participantes poderão acessar os resultados individuais da edição do Enem 2014, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.

ACESSA.com - Vai fazer o Enem? Veja orienta?es para o dia de prova