Juiz-foranos criam projeto para auxiliar estudantes no Enem

"Sem Treta" traz temas voltados para a prova de forma didática e gratuita na internet

Lucas Soares
Repórter
22/10/2015

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mexe com a cabeça do jovem que pretende ingressar no Ensino Superior no próximo ano. Com a proximidade da edição 2015, que ocorre neste final de semana, dias 24 e 25 de outubro, as dicas de última hora podem fazer diferença. É exatamente esta a proposta do "Sem Treta", um projeto criado por três jovens juiz-foranos voltados para auxiliar na educação.

A ideia é do jornalista Vinícius Werneck (foto ao lado, ao centro), 29, do professor de português, inglês, literatura e redação Waldyr Imbroisi (foto ao lado, à direita), 25, e do engenheiro elétrico João Carlos Guedes Jr. ( foto ao lado, à esquerda), 22, todos lecionando em diferentes áreas. "Nós três somos amigos há praticamente 11 anos, o que é bastante tempo quando se é jovem. Crescemos, estudamos e nos formamos em Juiz de Fora. Usando mão de obra local, voluntários, ex-alunos, amigos, resolvemos unir nossas qualidades e potencialidades em um projeto que possa dar oportunidades para a juventude ao unir educação e tecnologia", explica Werneck, que também é jornalista, pesquisador e programador.

O projeto nasceu em agosto deste ano e o primeiro vídeo foi ao ar no dia 11 de setembro, já abordando o Enem. "Todo o conteúdo está acessível a todos, gratuitamente, pelo Youtube e pelo Facebook. Em um ou dois anos, com a criação de uma grande plataforma, planejamos uma parte do conteúdo paga, para que nós possamos financiar inclusive um projeto amplo que já está em criação, envolvendo escolas públicas e instituições como a Fundação CASA. Dessa forma poderemos cumprir nossa missão de forma orgânica, sem depender da boa vontade de financiadores e ou doadores. Hoje os custos são arcados por nós e temos a colaboração voluntária de dois ex-alunos que foram os apresentadores dos vídeos", conta Vinícius.

Em 42 dias, foram publicados quatro vídeos com dicas para os estudantes e várias impressões nas redes sociais, atingindo mais de 200 mil pessoas somente no Facebook, enquanto a soma de visualizações dos quatro vídeos ultrapassa a casa de 30 mil. O trio pretende crescer e levar a educação para todo o canto o país, sem treta. "Temos um profundo desejo de fazer a diferença no cenário educacional brasileiro e de colocar em prática o que temos aprendido em nossas carreiras. Com o projeto, poderemos ajudar muitos jovens por meio da educação, enquanto ao mesmo tempo colocamos em prática diversos experimentos em inovação no processo educacional no século XXI", conclui o jornalista.

Como acessar o “Sem Treta”:

Youtube: youtube.com/SemTreta

Facebook: facebook.com/SemTreta

Twitter: twitter.com/vcsemtreta

ACESSA.com - Juiz-foranos criam projeto para auxiliar estudantes no Enem