• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação
    Sexta-feira, 23 de outubro de 2015, atualizada às 11h17

    UFJF abre inscrições para provas específicas de música e arquitetura

    ufjf

    Estão abertas até a próxima quinta-feira, 29 de outubro, as inscrições para o Vestibular 2016 para os cursos de Música ou Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A seleção será realizada por meio de provas de habilidades específicas de cada área e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para Música são disponibilizadas 48 vagas – 20 para bacharelado e 28 para licenciatura – e para Arquitetura e Urbanismo, 56, sendo 28 para cada semestre.

    As inscrições vão até às 23h e só podem ser feitas pela internet. O custo é de R$ 50, e o pagamento deverá ser efetuado, obrigatoriamente, no Banco do Brasil, até o dia 30. As provas de habilidade serão aplicadas nos dias 8 de novembro, para candidatos de Arquitetura, e nos dias 8, 9 e 10 para os de Música.

    A prova de Habilidade Específica para Arquitetura e Urbanismo terá duração de quatro horas e será realizada das 8h às 12h, no Colégio de Aplicação João XXIII. A prova verificará noções de composição, espacialidade e representação gráfica, bem como a criatividade no domínio formal e espacial do candidato. A avaliação será baseada na abordagem dos seguintes tópicos: construção e representação da forma no plano – visão planimétrica; construção do espaço no plano – representação da volumetria; e construção tridimensional no espaço – concepção do volume.

    Já o teste de Habilidades Específicas para Licenciatura em Música é constituído por duas etapas. A primeira, a Prova de Teoria e Percepção Musical, terá duração de 90 minutos, no máximo, e será realizada no dia 8, a partir das 8h, no Colégio de Aplicação João XXIII. Esta prova avalia os conhecimentos teórico-musicais do candidato, bem como sua capacidade em lidar com esses conhecimentos básicos. A segunda, a Prova de Prática Musical, será realizada nos dias 9 e 10, no Instituto de Artes e Design – IAD, no campus da UFJF, e seu objetivo é avaliar a formação musical do candidato, bem como a sua possibilidade de expressão artística em um instrumento musical, incluindo o canto. O horário para cada grupo de candidatos será divulgado durante a primeira etapa.

    Para o Bacharelado em Música, a prova de Prática Musical é de caráter eliminatório. O objetivo é avaliar a desenvoltura técnica e instrumental dos candidatos, sua expressividade e compreensão musicais e será diferenciada para cada uma das modalidades do bacharelado: canto, flauta transversal, piano, violão, violino, violoncelo e composição musical.

    Metade das 104 vagas disponíveis no Vestibular 2016 (Música e Arquitetura e Urbanismo) são reservadas para os candidatos que estudaram o ensino médio em escolas públicas. Ou seja, das 20 vagas do Bacharelado em Música, por exemplo, dez são disputadas em ampla concorrência e as outras dez divididas em quatro categorias de cotas. Os candidatos que desejam concorrer a estas vagas deverão declarar essa opção no requerimento da inscrição. A divisão dos grupos e outras informações relativas a reserva de vagas também estão especificadas no edital Vestibular 2016.

    O candidato que tenha participado da prova de Habilidade Específica do Concurso Vestibular 2015 ou do Módulo III do Pism Triênio 2012-2014 da UFJF, para Arquitetura e Urbanismo ou para o Bacharelado em Música ou para Licenciatura em Música e tenha sido considerado apto, estará dispensado dessa prova, desde que a opção de curso anteriormente escolhida seja a mesma requerida no Concurso Vestibular 2016.

    Com informações da UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.