Sexta-feira,  10 de junho de 2016, atualizada às 15h38

Parceria Ecolixo: Alunos participam de mostra com temas sobre sustentabilidade

Da Redação
foto

Para ampliar discussões sobre tema 'Global Understanding – Entendimento Global' proposto pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) neste ano, o Colégio Academia, em parceria com o Projeto Ecolixo do Bem - que pretende conscientizar moradores da região central de Juiz de Fora para a separação do lixo reciclável do orgânico, fará no dia 9 de agosto a VII Mostra Cultural 2016. Vão participar do evento, cerca de 600 alunos, com idades entre 11 e 15 anos, do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental.

Segundo o coordenador de Ciências Biológicas e da Mostra, Fernando Amarante, a parceria pretende integrar a mostra, aproveitando o momento do projeto. “Associar a ação com parte prática do Ecolixo faz com que os alunos tenham visão mais crítica em relação ao entendimento global. Que podemos fazer algo para tornar a cidade mais sustentável”, afirma. 

Este é o segundo ano que o colégio trabalha com temas da Unesco, uma tendência em escolas internacionais. A intenção central da mostra é promover atividades de ações culturais para o entendimento global relacionando ao conteúdo programático com a realidade vivenciada pelos jovens. Cada turma do Fundamental II será dividida em grupos que vão desenvolver trabalhos dentro da temática com assuntos voltados para as disciplinas de Matemática, História, Geografia, Ciências e Inglês. A apresentação de cada equipe terá parte prática; através da construção de uma maquete, e teórica; com o auxílio de um painel confeccionado pelos alunos.

Conforme o coordenador de Geografia e da Mostra, Leonardo Viana, a ação pretende trabalhar questões relacionadas ao desenvolvimento e sustentabilidade do ser humano, que enquadram a temática central. “Sustentabilidade é um tema muito amplo, sendo que parte dele é relacionado a coleta seletiva e melhor destinação destes resíduos, que é um problema grave. Este pensamento vem ganhando corpo desde 1992, quando vimos que deveríamos ter uma postura sustentável em você consumir sem degradar o planeta, pensando nas gerações futuras. Assim, o projeto fecha um dos fatores de sustentabilidade, que acaba casando com temática da mostra."

ACESSA.com - Parceria Ecolixo: Alunos participam de mostra com temas sobre sustentabilidade