Segunda-feira, 9 de julho de 2018, atualizada às 15h35

Instituto Rio Branco abre concurso com 26 vagas para diplomatas

Da redação

O Diretor-Geral do Instituto Rio Branco (IRBr), vinculado ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) anunciou a realização de concurso público de admissão à carreira de Diplomata, para o provimento de 26 vagas na classe inicial de Terceiro Secretário. Os efetivados terão remuneração inicial de R$ 18.059,83.

As inscrições serão feitas exclusivamente por formulário disponível no site do Cebraspe, que organizará a seleção, juntamente com o IRBr. O prazo vai até às 18h do dia 16 de julho. O valor da taxa é de R$ 230.

Os candidatos deverão verificar, em link específico a ser divulgado pelo Cebraspe nas datas prováveis indicadas no edital, se a foto encaminhada obedeceu rigorosamente às instruções contidas no sistema eletrônico de inscrição e, portanto, foi acatada. Caso não tenha sido acatada, o candidato poderá realizar, nesses mesmos dias, entre 9h e 18h, novo envio de foto que atenda às determinações do sistema.

A validade do concurso será de 90 dias, a contar da data de publicação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Etapas

O concurso terá três etapas. A primeira será prova objetiva, de caráter eliminatório - prevista para 26 de agosto, a ser aplicada nas capitais dos 26 Estados da Federação e no Distrito Federal, versando sobre conteúdos de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História do Brasil, História Mundial, Política Internacional, Geografia, Noções de Economia e Noções de Direito e Direito Internacional Público, de caráter eliminatório, que habilitará os candidatos a se submeterem às fases seguintes.

Na segunda etapa, haverá prova escrita de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, de caráter eliminatório e classificatório;

Por último, provas escritas de História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público, Língua Espanhola e Língua Francesa, de caráter eliminatório e classificatório. Tanto a segunda quanto a terceira fases serão realizadas nas capitais onde houver candidatos aprovados na primeira fase.

O gabarito oficial preliminar da prova objetiva será divulgado pelo Cebraspe na data provável de 28 de agosto. Já o edital com os resultados provisórios na segunda e terceira fases será divulgado.


ACESSA.com - Instituto Rio Branco abre concurso com 26 vagas para diplomatas