• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação
    Terça-feira, 18 de outubro de 2016, atualizada às 13h00

    Projeto Domingo no Campus será retomado pela UFJF no próximo domingo

    Da redação
    foto

    O projeto 'Domingo no Campus' da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será retomado no próximo domingo, 23 de outubro, das 8h às 12h, conforme divulgado pelo reitor, Marcus David, em coletiva de imprensa na manhã desta terça, 18. A ação tem como objetivo integrar as comunidades do entorno do campus da Universidade com os espaços de lazer e as atividades de extensão realizadas na instituição’.

    “O Domingo no Campus era uma proposta que estava no nosso projeto de mandato. Isso porque acreditamos que a Universidade, para cumprir o seu papel social, deve ser inclusiva e relevante. Nossa ideia é oferecer cada vez mais serviços e atividades que envolvam as diferentes áreas de conhecimento presentes na UFJF para essa comunidade externa, que deve ocupar os espaços do nosso campus e criar um laço de pertencimento com a instituição.”, afirmou o reitor.

    O projeto Domingo no Campus foi implementado durante o primeiro mandato na reitoria da professora Margarida Salomão, em 1999. Com suas edições acontecendo sempre nos terceiros domingos de cada mês, foi possível se criar um vínculo da comunidade com o campus, como afirma o diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra. “Além das histórias incríveis de crianças e pessoas que passaram a se envolver com a UFJF, nós tiramos diversos benefícios das atividades que aconteciam aqui, como, por exemplo, a diminuição do índice de depredação no campus, que caiu 80% no período em que o evento era realizado”.  

    Para a formulação das novas edições do Domingo no Campus, o projeto de extensão ‘Boa Vizinhança’, que busca estreitar os laços com as comunidades adjacentes à Universidade, foi utilizado. Segundo a pró-reitora de Extensão,  Ana Lívia Coimbra, a ideia era se criar um projeto horizontal com a participação das próprias comunidades. “Nós levantamos as demandas que seriam atendidas com o Domingo no Campus através de um dialogo aberto e plural.  Tornando, dessa forma, o projeto relevante no seu papel de receber o público externo à nossa comunidade acadêmica.”.

     Primeira edição

    Com a sua primeira edição marcada para o próximo dia 23, algumas atividades já foram confirmadas, como: mostra de cinema e uma oficina de hip-hop. A programação musical ficará sob a responsabilidade do DJ Cléber Kureb, que vai trazer em seu repertório clássicos da música nacional com a mixagem de discos de vinil.

    Com a liberação de 70 títulos nacionais para utilização durante os eventos pela Ancine, a primeira mostra de cinema do evento contará com a exibição do filme “Terra Deu, Terra Come” do diretor Rodrigo Siqueira. Além disso, a cantora Tânia Bicalho também apresentará um repertório que busca unir música e diferentes noções de educação nutricional.

    Para o representante do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do São Pedro, Mário Marcos, o Domingo no Campus retomará o processo de ocupação do espaço físico da UFJF por essa comunidade externa. “Nossa expectativa é aprofundar cada vez mais essa relação de proximidade com a Universidade, tanto no lazer como nas diferentes formas de conhecimento que podem ser repassadas para a população”.

    Com informações da UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.