Quinta-feira, 3 de novembro de 2016, atualizada às 18h

Enem pode ter mais locais de prova adiados

Da redação

Nesta sexta-feira, 4 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) atualizará a lista de locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) onde a aplicação será cancelada devido a ocupações estudantis. Na última terça, 1º, o Inep divulgou uma lista informando o cancelamento da prova em 304 instituições ocupadas em todo o país, afetando mais de 191 mil candidatos, que terão a aplicação do exame remarcada para os dias 3 e 4 de dezembro; nos locais onde não há ocupação, a prova ocorrerá normalmente no próximo fim de semana, 5 e 6 de novembro.

O Ministério da Educação (MEC) havia estabelecido o prazo para desocupação dos locais de prova até a última segunda-feira, 31. Mesmo que as instituições sejam liberadas ainda essa semana, o adiamento será mantido. Os estudantes chegaram a sugerir que os inscritos fossem realocados, como foi feito pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) com os locais de votação no segundo turno das eleições municipais, no dia 30 de outubro; contudo, a presidente do Inep, Maria Inês Fini, afirmou em coletiva de imprensa que o movimento foi "muito volátil" e que "não há possibilidade de alocarmos o novo local de prova".

Em Juiz de Fora, a aplicação do Enem foi cancelada somente no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde 243 candidatos fariam o exame neste fim de semana.

Com informações da Agência Brasil EBC

ACESSA.com - Enem pode ter mais locais de prova adiados