Gabaritos do Enem serão divulgados nesta quarta

Da redação
7/11/2016

Os gabaritos das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ser divulgados nesta quarta-feira, 9, no portal do Inep. Os candidatos poderão acessar as respostas das quatro provas – linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas –, bem como a nota da redação, cujo tema deste ano foi "Intolerância religiosa no Brasil".

Mesmo após a divulgação do gabarito, porém, os estudantes não conseguirão ter acesso à nota final. Isso ocorre porque o valor das questões do Enem são calculados a partir da Teoria da Resposta ao Item (TRI): quanto maior a porcentagem de alunos que errarem determinada questão, mais difícil ela é considerada e, portanto, mais pontos valerá. O resultado final será publicado somente no dia 19 de janeiro de 2017.

Cerca de 8 milhões de candidatos fizeram a prova no último final de semana. Além de ser usada para certificar a conclusão do Ensino Médio, a nota do Enem serve para ingresso nas universidades públicas brasileiras, obtenção de bolsa em instituições privadas através do ProUni e participação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Adiamento

Mais de 190 mil candidatos que fariam o Enem no final de semana tiveram sua data de aplicação adiada para os dias 3 e 4 de dezembro; em Juiz de Fora, 706 candidatos que fariam a prova no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), terão de esperar até o mês que vem.

Segundo o Inep, o reagendamento foi decidido em virtude das ocupações estudantis contra a PEC 55 (antiga PEC 241), que prejudicariam a realização do exame nos locais. A decisão, contudo, foi contestada pelos movimentos estudantis. Em nota publicada na página do Ocupa UFJF, o movimento esclarece que o ICH nunca esteve ocupado e, ainda que estivesse, a opção do Inep por adiar as provas ao invés de realocar os candidatos é uma tentativa do governo de criminalizar os protestos dos estudantes.