Terça-feira, 20 de dezembro de 2016, atualizada às 17h40

Reposição das aulas na UFJF começa em janeiro

Da redação

O Conselho Setorial de Graduação (Congrad) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se reuniu durante a manhã desta terça-feira, 20 de dezembro, no para deliberação do calendário acadêmico do segundo semestre de 2016. Uma nova reformulação nas datas iniciais programadas foi necessária, devido a greve dos professores e técnico-administrativos em educação (TAE’s).

Seguindo o pedido realizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), assim como outros Diretórios e Centros Acadêmicos da Universidade, o retorno às aulas para o campus de Juiz de Fora ficou oficializado para o dia 9 de Janeiro de 2017 e em Governador Valadares (GV) para o dia 3 de Janeiro de 2017.  Ao todo, é necessária a reposição de 25 dias letivos para o calendário acadêmico de Juiz de Fora e 34 em GV.

A pró-reitora de graduação, Maria Carmen Melo, explicou que essas novas datas levaram em conta as festividades de fim de ano, sendo que os alunos precisam de um tempo para se reestruturar e retornar as aulas de maneira produtiva. “O Congrad achou pertinente acatar ao pedido realizado pelos estudantes com essas novas datas, sendo que para os professores que continuaram realizando atividades nesse período, que não foi contabilizado oficialmente como dias letivos, a sugestão é que novas datas possam ser pensadas para que os alunos não acabem prejudicados academicamente”, afirmou a pró-reitora.

Sendo assim, por meio de ofício circular, a Pró-reitora de Graduação reforçou aos conselheiros o pedido de orientação nas unidades acadêmicas, especialmente “no sentido de que não sejam realizadas atividades avaliativas neste período de 20 a 23 de dezembro, nem seja computada a frequência dos estudantes em outras atividades que porventura tenham sido planejadas previamente. O professor que mantiver a aplicação de alguma avaliação nesse período, não poderá, segundo o que foi acordado pelos Conselheiros, fazê-lo em caráter obrigatório, pois os estudantes terão direito a realizar a atividade avaliativa no período de recomposição do calendário, a partir de 9 de janeiro de 2017.” 

Com a definição dessas novas datas de retorno das aulas para ambos os campi, a pró-reitoria de graduação vai elaborar e divulgar oficialmente o novo calendário acadêmico desse semestre. A colação de grau dos estudantes graduados no segundo semestre de 2016 vai acontecer na terceira semana do mês de fevereiro de 2017.

Uma nova reunião do Conselho Setorial de Graduação foi agendada para o dia 16 de janeiro para a apresentação do calendário acadêmico oficial do primeiro semestre de 2017.

Com informações da UFJF