Sexta-feira, 24 de março de 2017, atualizada às 09h11

Ciro Gomes ministra aula inaugural na próxima terça, 28

Da redação
foto

O ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes ministra aula inaugural na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na próxima terça-feira, 28, com o tema “A crise econômica e perspectivas da educação brasileira”. O evento, organizado pelo Instituto de Ciências Humanas (ICH) e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), acontecerá às 18h no Ginásio da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid).

Segundo o professor do Departamento de Filosofia Gustavo Castañon, a aula abordará os aspectos centrais da crise econômica brasileira atual e o papel da educação pública, principalmente das universidades federais, no desenvolvimento nacional. “Ele é um dos poucos políticos nacionais que tem uma experiência prática e acadêmica com os dois assuntos que serão discutidos na aula. Ele foi um dos responsáveis pelo Plano Real, em 1994,  e transformou  a educação pública do estado do Ceará em uma das melhores do país. Acrescentará muito aos alunos que comparecerem à aula”, afirma o organizador.

O evento é aberto à comunidade, e não é necessária inscrição prévia. A assessoria de Ciro Gomes adiantou que o evento, com duas horas previstas de duração, será um importante espaço para discussão com a academia: “O país precisa de debates sérios sobre temas tão centrais e sensíveis como o desta aula. E ouvir a opinião dos estudantes e professores é fundamental para melhorar a educação pública e superar a crise econômica”, informou.

Trajetória

Ciro Gomes atua na política nacional há 36 anos, sendo pré-candidato pelo PDT às eleições  presidenciais de 2018. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará e em Economia pela Harvard Law School.  Em 1982, ingressou na política como deputado estadual, representando o Ceará, com uma reeleição em 1986. No ano de 1988, assumiu a prefeitura de Fortaleza (CE), e em 1990 venceu para governador do Ceará.

Assumiu o Ministério da Fazenda em 1994, colaborando na implantação do Plano Real. Em 2003, assumiu o Ministério da Integração Nacional, se retirando da pasta para se eleger como deputado federal em 2006. Também trabalhou como Secretário de Saúde no estado do Ceará, durante o governo de seu irmão, Cid Gomes. Já concorreu à Presidência da República duas vezes, em 1998 e 2002.

Com informações da UFJF

ACESSA.com - Ciro Gomes ministra aula inaugural na pr?xima ter?a, 28