• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação
    Segunda-feira, 31 de julho de 2017, atualizada às 8h50

    Aulas na UFJF retornam nesta terça-feira, com programação especial

    Da redação

    As aulas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) começam nesta terça-feira, 1º de agosto, no campus de Juiz de Fora. No dia 2, haverá programação especial para acolher os calouros e veteranos, com a presença do reitor Marcus David, a partir das 17h, na Praça Cívica.

    Segundo a assessoria da UFJF, é a segunda vez que a recepção é feita ao ar livre, com a proposta de promover uma interação entre a comunidade acadêmica e, ao mesmo tempo, apresentar os serviços e as oportunidades que a universidade oferece aos estudantes. A drag queen Femmenino, interpretada pelo estudante do bacharelado em Artes e Design, Nino de Barros, será responsável por conduzir o evento, informando, de forma descontraída, sobre o funcionamento da universidade, e as oportunidades de bolsas na instituição.

    “Preparamos o evento, conforme orientação da Reitoria, para que os calouros sejam recepcionados de uma forma descontraída. A ideia é acolhermos os estudantes, mostrando que a UFJF é um espaço de respeito à diversidade, de respeito a todas as orientações. É fundamental que os ingressantes percebam isso desde já”, ressalta o diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra.

    O estudante Nino de Barros enfatiza a importância da iniciativa.  “A arte drag é muito associada à discussão de gênero, porque desconstrói os padrões estéticos vigentes. Drag não é sobre feminilidade, sobre ser mulher, é mais sobre transformar estes signos. O primeiro contato dos calouros com uma drag queen já abre as portas para que conheçam o perfil da universidade na qual estão ingressando.”

    A recepção também contará com a presença de representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e de pró-reitores e diretores. Serão exibidos dois vídeos: um sobre a instituição e outro de boas-vindas aos estudantes. O encerramento da atividade será feito pela Grupo Alquimia. A banda, que tem entre seus integrantes ex-alunos da UFJF, apresentará ao público pagodes tradicionais, versões em ritmo de samba de músicas consagradas de outros estilos, além de composições próprias.

    Perfil dos ingressantes

    Dentre os 1.299 já matriculados na graduação presencial da UFJF, no campus sede, há alunos do Distrito Federal e de vários estados das cinco regiões do país: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, da Região Sudeste;  Bahia, Maranhão e Paraíba, da Região Nordeste; Pará e Tocantins, da Norte; Goiás e Mato Grosso, do Centro-Oeste; e Paraná, da Região Sul. A universidade receberá, ainda, dois calouros estrangeiros de nacionalidade norte-americana.

    Do total de novos integrantes da comunidade acadêmica, 626 são de Juiz de Fora e 673 de outros municípios. A média de idade do grupo, composto majoritariamente por mulheres – 700 no universo de 1299 calouros já matriculados -, é de 21 anos. Ao todo, a UFJF ofereceu 1487 vagas para o campus Juiz de Fora, sendo que os editais de reclassificação e matrículas ainda estão em andamento.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.