Memorial da FEB preserva participação brasileira na 2? Guerra Mundial

Por

Memorial da FEB preserva participa??o brasileira na 2? Guerra Mundial

Memorial da FEB preserva participação brasileira na 2ª Guerra Mundial

Buscando deixar legado à sociedade e ser conhecido por ela, espaço museal participa da 10ª Semana de Museus

Thiago Stephan
Repórter
14/5/2012

No dia 22 de setembro de 1944, José Maria da Silva Nicodemos embarcava rumo a um destino incerto. No Rio de Janeiro, ele, que integrava o 11ª Regimento de Infantaria de São João del-Rei, subiu a bordo do navio General Neighs. Após 14 dias de viagem, no dia 6 de outubro, Nicodemos desembarcou no porto de Nápoles, no Sul da Itália. Estava prestes a começar a participação do então pracinha na 2ª Guerra Mundial. Cerca de 600 mineiros da Zona da Mata lutaram na grande guerra. Atualmente, apenas 38 estão vivos.

"Naquela época, década de 40, o certificado de reservista era o principal documento para o jovem. Influenciado por companheiros de juventude, que serviam no 12º Regimento de Infantaria, me apresentei voluntariamente em outubro de 1942. Apesar de ser muito magro, era forte e passei logo no exame de saúde, sendo incluído no regimento. Era aventureiro, não ligava para nada. Em 1943, fui transferido para o 11º Regimento de Infantaria (11º RI) de São João del-Rei, já fazendo parte da FEB [Força Expedicionária Brasileira]. Passamos por treinamento no Rio de Janeiro. Depois de deliberadas as datas de embarque, chegou a vez do 11º RI", relembra Nicodemos.

É pensando em preservar histórias como esta que a Associação Nacional dos Veteranos da FEB – Seção Regional Juiz de Fora/MG (ANVFEB/SR-JF) vai participar, incentivada por um grupo de historiadores que abraçou a instituição, da 10ª Semana de Museus, promovida pela Instituto Brasileiro de Museus, que tem como tema "Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações". A ideia é divulgar entre a sociedade juiz-forana o Memorial José Maria da Silva Nicodemos.

De acordo com o historiador Humberto Ferreira, um dos organizadores da participação na Semana dos Museus, a situação do memorial casa perfeitamente com o tema da semana. "O memorial ainda tem um trabalho de organização a ser realizado. Esse é o desafio que se impõe ao espaço. A associação perdeu mais um integrante no último final de semana. Então, é importante pensar qual o legado que o memorial deixará para a sociedade, sobretudo em relação à participação de nossos conterrâneos na FEB", observa Ferreira.

Assim, na quarta-feira, 16 de maio, às 15h30, o Memorial da FEB será foco de uma reflexão sobre a constituição de seu espaço museal, suas demandas e o envolvimento com o público por meio da palestra com a museóloga Josenira Monteiro, que terá como tema "Perspectivas e desafios do Memorial". A entrada é franca, assim como para a exibição do curta-metragem "Heróis", a ser exibido na sexta-feira, 18, também às 15h30. Com duração de 35 minutos, a produção narra a história de três pracinhas brasileiros na Itália durante a 2ª Guerra Mundial. Inspirado em fatos reais, proporcionará uma discussão acerca da representação da guerra, o herói e o inimigo, tendo a presença enriquecedora de alguns dos veteranos da FEB.

"Por ter participado do maior conflito que atingiu o mundo, sinto grande orgulho por ainda estar vivo e prestar depoimento do que vivenciei. Nunca encontrei um escrito, de qualquer autor, capaz de expressar o que é participar de uma guerra. Foi o sacrifício de uma juventude inteira. Quase 60 milhões de vítimas perderam suas vidas na 2ª Guerra Mundial, uma época em que o Brasil tinha 40 milhões de habitantes. O pessoal da Faculdade de História tem nos ajudado muito. Penso que seja a oportunidade de preservar uma história que, tomara, nunca mais se repita. Que os povos aprendam a viver cordialmente uns com os outros", diz Nicodemos.

A Associação Nacional dos Veteranos da Feb – Seção Regional Juiz de Fora/MG, fica na Rua Howian, nº 40, Centro, próxima à Sede Social do Tupi. O horário de funcionamento e das 14h às 17h30. Informações pelo telefone (32) 3215-0083.

Os textos são revisados por Mariana Benicá