Sexta-feira, 24 de novembro de 2017, atualizada às 15h58

Enade será aplicado neste domingo em todo país

Da redação

As provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) serão aplicadas no próximo domingo, 26 de novembro. Os portões serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h. São esperados cerca de 500 mil estudantes concluintes do ensino superior em todo país. Até lá, aqueles que ainda não preencheram o Questionário do Estudante, no sistema Enade, devem responder o mais rápido possível. Só assim é possível ter acesso ao Cartão de Confirmação da Inscrição, documento com informações sobre o local de prova, horários, atendimentos especiais aprovados (no caso de quem solicitou). Segundo último levantamento do Ministério da Educação, 78,4% dos inscritos já haviam preenchido o questionário, o qual fica disponível até o dia 26 de novembro.

O preenchimento do Questionário do Estudante, juntamente com a participação no Exame, é condição obrigatória para conclusão do curso. Além disso, o desempenho do estudante contribui para formulação do conceito do curso, em avaliação do MEC. Em 2017, o Enade vai avaliar os estudantes dos seguintes cursos da das modalidades presencial e a distância:

  • que conferem diploma de bacharel: Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia Computacional; Engenharia de Robótica e Automação Industrial; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica e habilitações; Engenharia Mecânica e Sistemas de Informação
  • que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Letras – Português; Filosofia; Física; Geografia; História; Matemática; e Química
  • que conferem diploma de licenciatura nas áreas de Artes Visuais; Educação Física; Letras; Música; e Pedagogia.

A prova, com questões objetivas e discursivas, é dividida entre o componente de formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e o componente específico. No total, são 40 questões a serem resolvidas em quatro horas. Tem maior peso as questões específicas da área do curso.

UFJF

Na UFJF, foram inscritos no Enade todos os estudantes com expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso até o último dia de retificação, 31 de agosto, das modalidades presencial e a distância. O aluno que ainda tiver dúvidas se deve ou não estar inscrito no Enade, deve procurar seu coordenador de curso.

ACESSA.com - Enade ser? aplicado neste domingo em todo pa?s