• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação
    Sábado, 21 de julho de 2018, atualizada às 11h22

    Edital do Pism 2019 já está disponível e oferece 2.323 vagas em 72 cursos

    Da redação

    O edital do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2019 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já está disponível no site. Ao todo são oferecidas 2.323 vagas em 72 cursos nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. As inscrições para os módulos I (triênio 2018-2020), II (triênio 2017-2019) e III (triênio 2016-2018) podem ser feitas das 15h do dia 6 de agosto às 18h do dia 27 de agosto, exclusivamente on-line, no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

    As vagas são distribuídas pelos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, sendo 1.908 vagas em 62 cursos no campus sede, e 415 vagas em dez cursos no campus avançado. Para se inscrever, o candidato deve acessar o  site da Copese, realizar a inscrição no link indicado e imprimir a Guia de Recolhimento da União, referente à taxa de inscrição, no valor de R$ 120. O pagamento deve ser feito até 20h do dia 28 de agosto, exclusivamente no Banco do Brasil.

    Exclusivamente on-line

    Entre as novidades do Pism 2019, todo o processo de inscrição será feito exclusivamente on-line, assim como as solicitações de isenção, de atendimento especializado (incluindo sabatistas) e nome social. O formulário de inscrição on-line contará com meios de anexar documentos digitalizados necessários para esses tipos de requisição, como comprovações de baixa renda, laudos médicos e atestado comprobatório de sua confissão religiosa.

    Isenção da taxa de inscrição

    O pedido de isenção da taxa de inscrição deve ser feito exclusivamente on-line, no ato da inscrição, pelo site da Copese. Os interessados em solicitar devem ficar atentos, pois o prazo é de quatro dias: das 15h de 6 de agosto às 15h de 10 de agosto. Os pedidos de isenção podem ser feitos de duas formas: via CadÚnico, informando o Número de Identificação Social (NIS); ou pelos critérios da Lei 12.799/2013, desde que possua renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou recebido bolsa total em escola da rede privada. Essa condição serve apenas para os pedidos de isenção.

    Atendimento especial

    Os candidatos que necessitarem de atendimento especial para realizar as provas também deverão fazer o pedido no momento da inscrição, anexando documentos digitalizados que comprovem a necessidade. Pessoas com deficiência devem anexar à inscrição cópias digitalizadas do laudo médico e demais documentos comprobatórios. Candidatos que se sentirem impedidos de fazer a prova no sábado, por motivo religioso, devem anexar cópia digital de atestado comprobatório da confissão religiosa emitido pelo representante qualificado da comunidade religiosa.

    O prazo para solicitação do atendimento especial é das 15h do dia 6 de agosto às 18h do dia 27 de agosto de 2018.

    Comissão vai avaliar autodeclarações

    Outra novidade para esta edição está relacionada aos candidatos que se inscreverem aos grupos para pessoas com deficiência e aos grupos para pessoas que se autodeclaram pretas, pardas ou indígenas. O edital prevê que os candidatos aprovados passarão por uma banca de verificação de veracidade da autodeclaração. O procedimento é obrigatório para a efetivação da matrícula e a não confirmação da veracidade implica em perda da vaga. A medida será tomada para garantir que as vagas sejam destinadas somente às pessoas que têm direito a elas.

    Candidatos poderão levar caderno de provas

    Uma mudança que altera a realização das provas do Pism 2019 é que, ao final do exame, os candidatos poderão levar para casa o caderno de provas. Isso porque cada concorrente receberá um caderno de provas, com as questões a serem respondidas, e uma folha de respostas, em separado, com espaço para as questões de múltipla escolha e para as perguntas discursivas.

    Prova só à caneta

    Nesta edição do Pism, os candidatos estão proibidos de entrar nos locais de prova com lápis. As provas devem ser feitas totalmente usando caneta preta ou azul. A intenção é evitar que os candidatos façam parte da prova a lápis e não tenham as respostas corrigidas, como previsto no edital.

    Comprovante definitivo de inscrição

    O comprovante definitivo de inscrição deverá ser acessado e impresso pelos próprios candidatos a partir das 15h do dia 20 de novembro. A UFJF não enviará o documento pelos Correios nem o entregará pessoalmente.

    Habilidade específica

    Os candidatos ao curso de Música deverão fazer provas de habilidade específica. No dia 30 de setembro ocorre a prova de Teoria e Percepção Musical; e em 9 e 10 de outubro, prova de Prática Musical.

    Provas

    As provas para os três módulos do Pism serão realizadas nos dias 1º e 2 de dezembro, das 13h às 17h30. O local de prova de cada candidato estará contido no comprovante definitivo de inscrição. As provas serão realizadas nas cidades mineiras de Governador Valadares, Juiz de Fora, Muriaé e Volta Redonda (RJ).

    Os portões serão fechados impreterivelmente às 13h, não sendo admitidos retardatários. O candidato deve permanecer no local de prova, pelo menos, durante uma hora e meia após o início das provas. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada de provas.

    Resultados

    O resultado da prova de habilidade específica para o curso de Música será divulgado em 17 de outubro.

    As notas das provas do Módulo III do Pism serão divulgadas no dia 8 de janeiro de 2019. O resultado final, após a interposição e análise dos recursos, sai no dia 15 de janeiro de 2019.

    As notas das provas dos Módulos I e II serão divulgadas no dia 12 de fevereiro de 2019; sendo o resultado final publicado em 20 de fevereiro de 2019.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.