Mostra em braile pretende promover inclus?o A III Mostra Braille apresenta livros em braile, CDs e est? aberta
ao p?blico para reduzir o preconceito


Marinella Souza
*Colabora??o
15/09/2008

Em parceria com a Associa??o dos Cegos, o Instituto Benjamin Constant e a Funda??o Dorina Nowill, a Biblioteca Municipal Murilo Mendes promove a III Mostra Braille. Al?m de livros em braile, est?o expostos materiais usados na escrita braile, artesanato produzido por pessoas com defici?ncia visual, al?m das medalhas que eles ganharam em competi?es.

O diretor da Biblioteca, Jo?o Batista Rodrigues, explica que nem todos os livros expostos s?o escritos exclusivamente em braile. "Os livros infantis, em especial, s?o escritos em braile e em escrita comum para que todos tenham acesso ao mesmo material".

Para Rodrigues, o mais importante ? suscitar a alteridade nas pessoas que forem visitar o espa?o. "Nossa inten??o ? despertar as pessoas para ampliar a sua no??o do outro, em especial, o outro que tem alguma limita??o visual".

Ele conta que quando as crian?as fazem visitas guiadas pela Biblioteca, ficam curiosas quando passam pelo setor braile porque, para elas, a leitura ? uma quest?o visual e "quando tem essa no??o de que existe algu?m diferente, passa a respeitar mais a pessoa com defici?ncia".

O objetivo da Mostra Braille ?, nas palavras de Rodrigues, "divulgar o trabalho das institui?es que oferecem apoio aos deficientes visuais". Segundo ele, a Biblioteca Municipal Murilo Mendes ? uma das maiores do Estado e n?o poderia deixar de dar uma aten??o especial para as pessoas com defici?ncia.

Foto de obras liter?rias em braile Foto de cd's de revistas semanais Foto de livros em braile

Al?m de ser uma das poucas bibliotecas mineiras que possuem um setor espec?fico para pessoas com algum tipo de defici?ncia visual - que oferece n?o s? os livros em braile, mas d? acesso a jornais e revistas gravados, faz transcri??o de braile para tinta e vice-versa, grava livros em ?udio para permitir maior acesso - a Biblioteca Municipal de Juiz de Fora conta com rampas de acesso ao espa?o e disponibiliza a internet para quem n?o pode ter acesso de outra maneira.

Foto de livro infantil escrito em braile e em escrita comum Foto de medalhas conquistadas por pessoas com defici?ncia visual Foto de artesanato produzido por pessoas com defici?ncia visual

Ao todo, o setor braile conta com 70 usu?rios, mas o diretor explica que nem todos s?o freq?entes. "Alguns j? est?o na faculdade, em outro n?vel de estudo, outros n?o v?m aqui, mas os familiares v?m, pegam o material e levam para eles. Mas tem muita gente tamb?m que n?o conhece o espa?o, n?o sabe os servi?os que oferecemos", lamenta.

O setor braile funciona h? 15 anos, mas apenas h? tr?s anos que o material oferecido por ele ? divulgado. Para Batista essa ? uma maneira de aproximar esse universo de todas as pessoas, numa tentativa de reduzir o preconceito, promover o respeito e o aux?lio a essas pessoas, que cada vez precisam mais de ajuda.

Foto de um puls?o Foto de uma reglete Foto de livros em braile

A III Mostra Braille fica na Biblioteca at? o dia 23 de setembro e est? aberta a quem quiser ir conhecer, tocar, sentir os livros, os materiais. Nesse dia, que n?o por acaso ? o dia da pessoa com algum tipo de defici?ncia, a advogada do Centro de Aten??o ao Cidad?o, Cristiane Mara Teixeira Silva, vai dar uma palestra sobre Defici?ncia e cidadania: a legisla??o e os direitos do deficiente, ?s 15h, no mesmo local. A Biblioteca Municipal fica na Pra?a Ant?nio Carlos, s/n?.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF