O torcedor que não estava l?

Por

O torcedor que n?o estava l?

Ailton Alves 14/07/2008

Pela primeira vez, em anos e anos (que nessa altura da vida parecem s?culos e s?culos) n?o vi um jogo do Tupi disputado em Juiz de Fora. Tinha, at? ent?o, por h?bito, esperar a divulga??o da tabela do campeonato (qualquer campeonato) e marcar na agenda as partidas do Galo. Fazia quest?o de riscar, na p?gina reservada ao dia do jogo, de ponta a ponta, do minuto em que o dia come?ava ao badalo da meia-noite.

Era algo neur?tico, eu admito, mas n?o podia, n?o queria e n?o arriscava comprometer a ida ao est?dio por qualquer outra atividade. Mas, neste domingo n?o deu. N?o que a passagem do tempo me afrouxe, nunca por des?nimo depois daquela p?ssima apresenta??o carij? de quarta-feira (no empate com o Ituiutaba). Nada disso. Compromissos profissionais realmente inadi?veis me fizeram sentir como o personagem de Billy Bob Thornton naquele filme dos irm?os Coen: "O homem que n?o estava l?".

N?o foi poss?vel acompanhar em tempo real pela Internet, nem ligar para celulares de amigos que, sabia, tinha certeza, estavam no est?dio e muito menos ouvir muita coisa pelo r?dio. O min?sculo aparelho Kchibo - velho de guerra e de outras jornadas - estava no bolso direito da cal?a, queimando como uma esp?cie de azia e sem entender o por qu? de ter sido relegado dessa forma.

S? foi poss?vel lan?ar m?o desse maravilhoso invento de Marconi em quatro oportunidades. Em todas elas fingindo que o aparelho era um celular, e com cara de quem estava recebendo uma informa??o t?o surpreendente que n?o havia como responder.

No primeiro contato com as ondas do r?dio, o locutor informou, sem d? ou piedade, que o Mirassol vencia por 1 a 0. Assumi a culpa. "Obviamente, se eu estivesse l? o placar n?o seria esse. O Tupi nunca sofre gols t?o r?pidos assim quando estou no est?dio - se a bola chega ?s nossas redes tem outra explica??o, sobrenatural, ou ent?o por responsabilidade ?nica e exclusiva dos ?rbitros mal intencionados que n?o marcaram um impedimento ou uma falta do advers?rio".

Na segunda vez que apertei o bot?o que faz o r?dio falar, o locutor narrava, acho que em tempo real, que Allan chutou a bola por entre as pernas do goleiro para empatar a partida. Assumi a culpa. "N?o ver ao vivo um gol desses, com o nosso atacante humilhando o arqueiro advers?rio, ? perder uma chance de ouro, ? como ir a Roma e n?o ver o Papa".

Na terceira oportunidade que usei o aparelho de r?dio como se celular fosse, estava no intervalo da partida e o comentarista - v? se pode? - demorou uma eternidade para dizer o ?bvio: que o Tupi foi para o vesti?rio em vantagem no placar. Sim, a informa??o, quase sonegada aos torcedores aflitos que n?o estavam l?, era simples e cristalina como a ?gua da nascente do Rio Doce: o Galo havia virado o jogo com outro gol de Allan. Assumi a culpa. "Allan n?o anda jogando bem e v?-lo fazer dois gols num jogo s? me faria voltar aos velhos tempos quando o considerava o ?nico salvador".

Na derradeira chance de ouvir o que o Est?dio M?rio Hel?nio via, estava para acontecer uma cobran?a de falta, dessas perigosas, de gelar a alma, na entrada da ?rea, a favor do Mirassol. Esqueci a culpa. Esperei o chute do atacante advers?rio e tenho certeza: mesmo a quil?metros de dist?ncia, ajudei o nosso goleiro a segurar a bola com firmeza.

Agora s? faltam presumidamente nove jogos e provavelmente 42 dias para o Tupi garantir vaga na super S?rie C de 2009.

Ailton Alves ? jornalista e cronista esportivo
Saiba mais sobre Ailton, clicando aqui!

Sobre quais temas da ?rea de Esportes voc? quer ler nesta se??o? O jornalista e cronista esportivo Ailton Alves aguarda suas sugest?es no e-mail esporte@acessa.com