Quarta-feira, 27 de maio de 2009, atualizada às 19h17

Reitor da UFJF se reúne com presidente Lula em prol do Hospital Universitário

Clecius Campos
Repórter

O reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Henrique Duque, participa nesta quinta-feira, dia 28 de maio, de um encontro com o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e representantes da Associação dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Um dos objetivos da reunião é discutir a liberação de recursos para os hospitais universitários. De acordo com o levantamento sobre a situação dos hospitais universitários (HUs), elaborado pela Andifes, em Juiz de Fora, há necessidade de contratação emergencial de 314 médicos de diversas especialidades. Em todo o Brasil, 1.124 leitos estão inativos devido à falta de pessoal. Segundo o relatório da Associação, seria necessária a contratação de 5.443 novos profissionais de saúde para os HUs.

A reunião vai discutir também o aumento da autonomia das universidades, para que as instituições possam tomar decisões sem que estejam sujeitas à autorização do Governo Federal. Além disso, será defendida a criação de bancos de funcionários técnico-administrativos equivalentes a fim de facilitar a substituição de cargos em caso de aposentadorias, demissões e exonerações.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes