• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    O poder das palavras 

    Luiz Roberto Martins Luiz Roberto Martins 8/03/2019

    Caros leitores, nossas palavras têm o poder de criar ou destruir.  Elas alteram nossas emoções e interferem em nossas ações. Existem falas que são utilizadas por muitas pessoas e que influenciam no seu cotidiano de forma negativa limitando a coragem para agir e alcançar o que se quer. Expressões como: “é difícil” e “não consigo” são exemplos disso, pois tudo aquilo que verbalizamos de forma repetida, fica no inconsciente e ganha força. Não devemos esquecer que as palavras possuem uma forte relação com nossos pensamentos, crenças e estão interligadas com a maneira de enxergarmos a nós mesmos.

    O pensamento negativo é prejudicial e quando se envolve num diálogo negativo tanto em casa como no trabalho cria-se um ambiente difícil, afinal, palavras negativas proferidas com raiva causam maiores danos. Nós é que somos responsáveis pela qualidade dos nossos pensamentos e emoções. Se o outro não muda, mudemos nós. Quando ressignificamos a maneira de conviver com família, amigos e até mesmo no trabalho através da forma de nos comunicarmos com posturas, gestos e tom de voz adequada, a chance de atingirmos melhores resultados é maior.

    A PNL (Programação Neurolinguística) nos mostra que não controlamos o que está em nossa volta, porém, podemos controlar o que pensamos e sentimos. Dentro desta perspectiva, é muito interessante fazermos uso de palavras e expressões positivas. São elas que nutrem, fortalecem e restauram todos os tipos de relacionamentos e também permitem uma mudança de vida. Elas servem como âncoras que alteram o estado emocional.

    Os pensamentos são magnéticos. Ao comunicarmos com outras pessoas através de expressões de gentileza, respeito e gratidão, entramos numa frequência positiva que atrai situações benéficas em nossas vidas. Em contrapartida, se nossas atitudes são manifestadas com grosseria e reclamação na tentativa de achar culpados, acabamos atraindo coisas negativas. Antes de articularmos a voz o poder das palavras se inicia e o ato de pensar, geralmente, é uma mistura de palavras, frases, sensações e imagens mentais. Infelizmente muitas pessoas deixam medos, raiva, infelicidade e preocupações ocuparem suas mentes na maior parte do tempo e essas situações externas acabam dominando o que elas pensam e falam.

    Reprograme sua mente com sugestões positivas. Tenha foco nas soluções naquilo que você almeja. Leia sobre PNL. Use de forma inteligente o poder das palavras para mudar sua vida. Lembre-se que a vida é cheia de possibilidades e que a mente armazena todas as experiências. Potencialize seus pensamentos de forma assertiva acreditando em sua capacidade de conquistar seus sonhos proferindo palavras e expressões positivas como: “eu consigo”, “eu posso” etc.

    Deixo com vocês uma frase de Napoleon Hill: “Tudo o que a mente humana pode conceber, ela pode conquistar”.

    Luiz Roberto Martins de Oliveira é Graduado em Letras
    Especialização em Literatura
    Especialização em Gestão Educacional
    Professor e revisor de monografias, livros e artigos para revistas
    Fan Page

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opiniao dos autores nao necessariamente expressa a linha editorial e a visao do Portal ACESSA.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.