Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009, atualizada ?s 19h

UFJF divulga segundo edital de reclassifica??o do Vestibular 2009

Clecius Campos
Rep?rter

Setenta e um candidatos foram convocados para efetuar matr?cula em 28 cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A institui??o divulgou na manh? desta sexta-feira, 13 de mar?o, o segundo edital de reclassifica??o do Vestibular 2009. Os alunos convocados para matr?cula devem comparecer na Central de Atendimento, que fica no campus da UFJF, na pr?xima quarta-feira, dia 18, das 14h ?s 16h, apresentando a documenta??o especificada no Manual do Candidato.

Segundo informa?es da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acad?micos (CDARA), o curso que apresentou maior ?ndice de desist?ncia foi o bacharelado em Ci?ncias Exatas, que convocou 15 inscritos no Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM), n?o optantes pelo Sistema de Cotas da UFJF (Grupo C).

A maior incid?ncia de vagas acontece entre candidatos que optaram por n?o participar do Sistema de Cotas. Segundo o coordenador de Assuntos e Registros Acad?micos da UFJF, Jos? Fonseca Marangon, a maioria dos candidatos do Grupo C s?o de fora da cidade e prestam vestibulares em outras institui?es. "Por preferirem estudar mais pr?ximos de casa, desistem das vagas", diz.

Foi divulgada ainda a lista dos estudantes que tiveram ingresso antecipado do segundo para o primeiro semestre letivo. Estes alunos tamb?m devem procurar a Central de Atendimento, a partir da pr?xima segunda-feira, dia 16, para receberem os comprovantes de matr?cula e hor?rios de aulas.

In?cio das aulas no IAD

Os estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design tamb?m v?o come?ar o ano letivo na pr?xima segunda-feira, dia 16. De acordo com a diretora do Instituto de Artes e Design (IAD), Edna Rezende, a primeira semana de aulas come?a com atividades de forma??o curricular, que marcam a inaugura??o do novo pr?dio do IAD. Estas ser?o convertidas em cr?ditos extras para os acad?micos. "At? o dia 20 de mar?o, haver? confer?ncias, workshops, concertos, exposi?es, lan?amentos de livros e exibi?es de filmes importantes, para criar nos alunos refer?ncias culturais m?ltiplas. A presen?a dos estudantes do IAD ? obrigat?ria", avisa.

De acordo com Edna, o atraso no in?cio das aulas n?o vai prejudicar os alunos. "O calend?rio do primeiro semestre da UFJF tem 17 semanas letivas. No entanto, nossa grade curricular prev? atividades em 15 semanas. N?o estamos atrasados."

Segundo Edna, o Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design ? um projeto pedag?gico sem precedentes no Brasil, que vai contar com amplo repert?rio de forma??o extracurricular. "A ideia ? esquecer aquele registro de que o aluno s? aprende em sala de aula. N?o ? esse o m?todo de ensino que o IAD quer oferecer", diz.

Acad?micos de qualquer curso da UFJF podem participar das atividades programadas para a pr?xima semana. Clique e veja a programa??o completa.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes