Desconstrua crenças limitantes mudando seu mapa mental

Luiz Roberto Martins Luiz Roberto Martins 10/09/2019

Caros leitores, hoje vou falar sobre mapas mentais. Mapa mental é uma ferramenta que possibilita memorização, organização e representação da informação. O objetivo é facilitar os processos de aprendizagem, planejamento organizacional, como também, uma tomada de decisão. São ótimos aliados para os estudantes, pois ajuda na construção de planos de estudos para vestibulares ou concursos. Em relação ao desenvolvimento pessoal, eles contribuem para um planejamento pessoal, lista de prioridades e nos objetivos e metas desejadas. Contribui muito para um relacionamento interpessoal, seja no trabalho, um familiar, ou até mesmo um vizinho que você precisa conviver, talvez, para resolver assuntos do condomínio, por exemplo.

A assertividade em relacionamentos interpessoais está ligada ao fato de se comunicar com o outro sem ser ofensivo ou agressivo, mesmo quando existe discordância de opiniões. No ambiente de trabalho, esta atitude é muito importante, pois diferencia os grandes líderes de outros profissionais.

A PNL (Programação Neurolinguística) nos mostra que os mapas mentais são uma espécie de filtro que é construído através de nossas experiências pessoais e também profissionais. Vejam bem, cada situação que passamos pela vida, contribui na construção dos nossos mapas mentais. Cada pessoa tem uma experiência diferente numa determinada situação. A visão de mundo que o outro tem não está errada, afinal, ela foi construída em outro tipo de vivência, ou seja, a dificuldade que você tem numa determinada situação não é a mesma do outro.

As percepções se diferenciam de acordo com a cultura, tipo de vida e de ensinamentos que cada um de nós trazemos no decorrer da vida. Isso significa que cada pessoa tem a sua própria visão da realidade! Não julgue ninguém, não existe o certo ou errado, apenas pontos de vista diferentes.  Para a mente humana, tudo tem uma relação ou significado, o tempo todo estamos fazendo associações, mesmo que inconsciente. Cada ser humano tem sua maneira de interpretar a vida, seu modo exclusivo de interagir com a realidade em que se encontra.

Você já deve ter ouvido a expressão “O mapa não é o território”.  Esta expressão é um dos pressupostos da PNL. É uma frase que se refere à forma como o ser humano interage com a realidade em que se encontra.  Cada indivíduo experimenta o mundo através dos sentidos da visão, audição, tato, olfato e paladar. É por essa relatividade que ninguém pode afirmar ser o dono da verdade, que possui o mapa mais perfeito, afinal, tudo está vinculado às circunstâncias do momento, às vivências diárias e às representações internas.

Os mapas são modelos, hábitos que estão enraizados na estrutura psicológica de cada um. Eles podem ser bons ou ruins e costumam alterar a percepção do indivíduo. Certamente você já ouviu falar daquela brincadeira que mostra um copo com água pela metade. Algumas pessoas vão falar que o copo está meio cheio e outras vão dizer que o copo está meio vazio.

Para finalizar, quero compartilhar algo que li em um artigo onde o autor diz que antes acreditavam que a Terra era plana enquanto hoje acreditam que é uma esfera. Só pelo fato desta crença ter mudado, aconteceram grandes mudanças para a humanidade. Na verdade a Terra não mudou o que mudou foi a crença na mente das pessoas. Isso vale para tudo e todas as áreas da vida humana. Mudando as crenças a realidade da pessoa mudará.

ACESSA.com - Desconstrua cren?as limitantes mudando seu mapa mental