Karate

Por

Karate Esporte ainda n?o ? ol?mpico, mas ? disputado nos Jogos
Pan-americanos desde 1995

Guilherme Oliveira
*Colabora??o
21/07/2007

O karate ? uma arte milenar que surgiu na ?ndia e China, mas que tem como ra?zes tradicionais, como conhecemos o esporte atualmente, em Okinawa, uma ilha ao Sul do Jap?o cobi?ada tanto pelo imp?rio chin?s como japon?s durante o s?culo XVIII.

Devido ao dom?nio na ?poca, os okinawenses foram proibidos de portar qualquer tipo de arma e para se auto defenderem desenvolveram em segredo uma arte de lutar sem armas, originando o Karate que significa "M?os vazias".

"A grande peculiaridade do Karate ? a capacidade de utilizar todas as partes do corpo humano como arma. ? um esporte muito rico, qualquer pessoa pode praticar. N?o tem estere?tipos", diz o professor do esporte Tadeu Luiz da Silva

Fidelidade, disciplina e auto controle s?o apenas algumas das caracter?sticas inerentes a esse esporte. O respeito ao mestre, os atos de cerim?nia tamb?m s?o essenciais para que toda a tradi??o permane?a intacta.

"Voc? come?a a se testar. Voc? aprende que n?o precisa provar nada a ningu?m, nem a voc? mesmo. O ideal ? passar pela vida sem ter que usar as t?cnicas do Karate. Voc? passa a ter essa sensa??o de seguran?a que serve para ter auto controle e n?o precisar revidar em certas situa?es", conta Tadeu.

Esporte nos Jogos Panamericanos

O Karate n?o ? um esporte ol?mpico, mas desde 1995 ? disputado nos Jogos Pan-americanos. Nesse ano, a competi??o aconteceu na Argentina e o Brasil conquistou cinco medalhas; sendo uma de ouro, tr?s de prata e uma de bronze.

Nos Jogos de Winnipeg, em 1999, foram oito medalhas brasileiras, uma de ouro, quatro de prata e tr?s de bronze e em 2003, nos Jogos de Santo Domingo, o Brasil conquistou mais uma medalha de ouro, uma de prata e quatro de bronze.

Como em qualquer esporte, dedica??o e disciplina n?o podem faltar para quem almeja chegar a um alto n?vel na modalidade disputada. No Karate, o lutador precisa passar por oito faixas, da branca ? preta.

"O faixa preta sabe tudo o que precisa fazer, aprendeu todos os movimentos b?sicos. Mas depois ? preciso saber o que fazer com isso. O segredo ? ser aluno sempre, buscar sempre mais conhecimento, esse lado da humildade".

O esporte pode ser praticado por qualquer pessoa, em qualquer idade. Para quem quer levar a s?rio a profiss?o, Tadeu aconselha que se treine, no m?nimo, duas ou tr?s vezes por semana.

A luta

Uma luta na categoria adulta tem dura??o de tr?s minutos. O tempo ? interrompido quando se n?o tem o combate propriamente dito. Quem somar mais pontos ? declarado o vencedor. Caso um lutador abra oito pontos de vantagem contra o seu advers?rio, a luta chega ao fim.

Chute no rosto ou projetar o oponente ao ch?o com seguran?a e finalizar o golpe t?m as maiores pontua?es, tr?s pontos. Todos os golpes t?m que ser controlados, sen?o o atleta que fez o golpe sofre penaliza??o, assim como falta de combatividade, reclama??o ou simular les?o."

*Guilherme Oliveira ? estudante de Comunica??o Social da UFJF