Mais que amigo

Por


Mais que amigo
Quando a amizade se torna uma grande paix?o

Emilene Campos
09/11/01

Voc?s conversam sobre pol?tica e futebol, saem juntos (sozinhos ou com a turma) e chegam at? mesmo a trocar confid?ncias. Ele ? simplesmente algu?m que voc? confia e sabe que pode contar. Mas num belo dia acontece aquele "estalo". E o que era uma gostosa amizade se transforma em paix?o. A vontade de ficar junto, de saber se ele tamb?m est? a fim s?o cada vez mais freq?entes.

A? entra a fase do "declara, n?o declara". Enquanto uns ficam t?o receosos de prejudicar a amizade e se afastam de quem est?o apaixonado, outros s?o movidos pela impulsividade. Quando os dois est?o na mesma sintonia, ?timo. Um dos envolvidos acaba dando pistas para que o outro perceba, e o namoro acontece.

O problema ? quando o v?nculo n?o se d? no mesmo n?vel. "Voc? estabelece um relacionamento movido pela atra??o sexual, afeto ou mesmo afinidades intelectuais. Um deles pode predominar para um, enquanto para o outro ele pode nem existir", explica C?ssia Sartori, terapeuta de casais h? 23 anos. Em alguns casos, tal reciprocidade pode ser, digamos, induzida, atrav?s do que os psic?logos chamam de proje??o. "A pessoa idealiza o que ela gostaria que outro fosse e sentisse. Ent?o imagina que o outro tamb?m est? envolvido", completa C?ssia. "Mas, envolvido pelo jogo da sedu??o, o interesse pode acabar acontecendo," como explica o psicanalista Ricardo Gomes Sabino.

Amizade do come?o ao fim
Camila Stroppa Faquim e Luciano Montfort se conheceram na faculdade de Comunica??o Social da UFJF. Depois de seis meses fazendo trabalhos e saindo com a turma do curso, eles acabaram ficando. Para Camila, o que a aproximou de Luciano foram as in?meras afinidades. "Gost?vamos do mesmo tipo de m?sica, t?nhamos o mesmo estilo de vida", conta. Tantas coisas em comum n?o fizeram com que o namoro desse certo. Durante um ano e meio, Luciano e Camila eram o "Casal 20" da faculdade. Mas, para surpresa da turma, que j? se sentia meio madrinha daquela rela??o, o namoro terminou. O interessante disso tudo ? que a amizade continua. At? hoje, o casal se relaciona sem nenhuma "pend?ncia", segundo eles.

H? quem acredite que um namoro que nasce de uma amizade ? mais maduro, tem mais chances de vingar. O fato das pessoas se conhecerem bem e se identificarem n?o significa que o relacionamento vai dar certo. Pelo contr?rio, segundo a terapeuta. "Amar o igual ? muito f?cil. ? como amar a si mesmo. O dif?cil ? reconhecer a diferen?a e mesmo assim amar", argumenta C?ssia Sartori.