Lucas Soares Lucas Soares 5/10/2015

Operação Libertadores

Mais uma rodada do Brasileirão chegou ao fim e a briga que mais parece chamar atenção no campeonato é pelo G4. No momento, cinco times - com chances acima de 10% - lutam pela vaga restante no torneio continental mais importante da América do Sul. Apesar de não estarem garantidos "matemagicamente", só um desastre de proporções gigantescas tira Corinthians, Atlético-MG e Grêmio da zona de classificação.

E nesse cenário que se desenha, não há favorito. Hoje o Santos ocupa o 4º lugar, que já foi de São Paulo, Palmeiras e Flamengo no campeonato. Os três seguem na briga, assim como o Internacional, que após bons resultados nos últimos cinco jogos (dez pontos em quinze), conseguiu voltar a brigar pela classificação.

É verdade que Santos, São Paulo e Palmeiras ainda se encontram na disputa da Copa do Brasil, e em caso de conquista, conseguem a vaga por lá. Com isso, Flamengo e Internacional poderiam até ter certa vantagem na disputa pelo Brasileirão, mas será que quem tá na CdB, vai perder o foco?

Assim como já disse em outras ocasiões, se fosse para apostar em uma equipe que vai se classificar, apostaria no Santos, que cresceu muito no campeonato. Palmeiras, São Paulo, Flamengo e Internacional têm uma boa equipe, mas oscilam demais e precisam se ajustar nessa reta final para se manter na disputa.

Pra acirrar a briga, teremos confrontos diretos nos próximos jogos: Flamengo x Internacional (31ª rodada), Santos x Palmeiras (33ª), Santos x Flamengo (35ª) e Flamengo x Palmeiras (38ª). Esses jogos serão decisivos para ver quem fica com a vaga, até porque a distância entre o Santos (4º colocado) e o Internacional (8º), hoje, é de apenas dois pontos.


Lucas Soares é natural de Juiz de Fora, jornalista formado pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora em dezembro de 2012 e pós-graduado em Jornalismo Multiplataforma na Universidade Federal de Juiz de Fora. Apaixonado por futebol e repórter no portal Acessa.com. Já atuou em veículos impressos da cidade, como assessor de imprensa na PJF e na Câmara Municipal e foi editor-chefe do blog Flamengo em Foco por dois anos e sete meses.

ACESSA.com - Opera??o Libertadores