Segunda-feira, 01 de outubro de 2007, atualizada ?s 09h28

Semana Cient?fica na UFJF oferece oportunidade para alunos do ensino fundamental, m?dio e superior


Renata Solano
*Colabora??o
Em arquivo:

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza at? 05 de outubro, na pra?a c?vica, a Semana Cient?fica. Atrav?s de apresenta??o de trabalhos, competi??o de rob?s, palestras e mini-cursos o evento oferece oportunidades de aprendizado para alunos do ensino fundamental e m?dio das escolas p?blicas da cidade e regi?o.

Realizada pelo Centro Regional de Inova??o e tecnologia (Critt), pela Faculdade de Engenharia e pelo Ramo Estudantil Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletr?nicos (IEEE) da UFJF, a feira vai avaliar os projetos recebidos segundo os crit?rios criatividade, inova??o, qualidade, dom?nio do tema e apresenta??o do trabalho.

Com o intuito de incentivar e aproximar os alunos ? ?rea de ci?ncia e tecnologia, dando oportunidade deles realizarem experimentos e refor?ar o aprendizado, a segunda edi??o da Feira de Ci?ncia e Tecnologia de Olimp?ada de Rob?s vai premiar os tr?s primeiros colocados.

A competi??o da olimp?ada de rob?s ? dividida em duas categorias: o futebol de rob?s e rob?s aut?nomos.

Programa??o
Seguindo o calend?rio determinado pelo Minist?rio de Ci?ncia e Tecnologia (MCT), o evento conta com a seguinte programa??o:

  • 01/10 (segunda-feira)

14 h - Palestra de Abertura do Evento com Mara Hombre Mulinari, sobre "Forma??o Continuada de Professores e Pensamento Sist?mico: A Experi?ncia do ModeLab da UFES", no Anfiteatro das Pr?-reitorias.

15h30 - Review das Olimp?adas de Rob?s e o Sorteio das Chapas (IEEE), no Anfiteatro das Pr?-Reitorias.

16h30 - Palestra - Olimp?adas sobre Rob?tica com Andr? Luiz Marques Marcato (Diretor do Critt) tamb?m no Anfiteatro das Pr?-reitorias.

  • 02/10 (ter?a-feira)

8h ?s 12h30 - Mini-curso Olimp?adas com Carlos Henrique Nascimento Martins. O tema ? Programa??o de Micro-controladores PIC em linguagem Basic. Anfiteatro Escadinha (Faculdade de Engenharia).

14h ?s 16h - Palestra - Olimp?adas / Petrobras, tamb?m no Anfiteatro da Engenharia.

16h ?s 20h - SPAVe (exposi??o de trabalhos do 2? per?odo de Engenharia) na Pra?a C?vica da UFJF.

  • 03/10 (quarta-feira)

8h ?s 12h30 - Mini curso - Olimp?adas, no Anfiteatro Escadinha (Faculdade de Engenharia) com Welton Verly, sobre Planejamento Di?rio da Opera??o de Sistemas T?rmicos.

14h ?s 16h - Palestra - Olimp?adas com Marcos Passini (Professor da Ci?ncia da Computa??o da UFJF), no Anfiteatro da Engenharia. O tema ? L?gica e Representa??o do Conhecimento.

14h30 ?s 15h - Solenidade de abertura do XIII Semin?rio de Inicia??o Cient?fica, no Anfiteatro das Pr?-reitorias.

15h ?s 16h30 - Palestra - Semin?rio de Inicia??o Cient?fica, no Anfiteatro das Pr?-reitorias, com o palestrante Evando Mirra de Paula e Silva (Diretor de Inova??o da ABDI). O tema ? O Of?cio do Poeta e a Cultura da Inova??o.

16h ?s 20h - Mini curso - Olimp?adas com Cl?udio Roberto B. S. Rodrigues, Frederico Toledo Ghetti e R?mulo Miranda L. de Souza, sobre Simuladores de circuitos PSPICE e PSIM, no Anfiteatro da Engenharia.

16h30 ?s 18h - Visita a exposi??o de p?steres e lan?amento da revista Principia eletr?nica, na Pra?a C?vica da UFJF.

17h - Show na Pra?a C?vica da UFJF, com Carlos Carreira (poemas musicados)

  • 04/10 (quinta-feira)

08h ?s 10h - Mini curso - Olimp?adas, no Anfiteatro da Engenharia, com Carlos Henrique Nascimento Martins, sobre Aplica??o de Micro-controladores.

08h30 - Abertura da III Mostra de Inicia??o Cient?fica J?nior/UFJF, no Anfiteatro das Pr?-reitorias.

09h ?s 10h - Palestra - Semin?rio de Inicia??o Cient?fica com Carlos Alberto dos Santos (Pesquisador da Embrapa), sobre Ci?ncia e Tecnologia no Agroneg?cio e seus benef?cios para a sociedade: uma conversa com jovens da Inicia??o Cient?fica J?nior, no Anfiteatro das Pr?-reitorias.

09h ?s 12h - Apresenta??o Oral dos Trabalhos de Inicia??o Cient?fica nas unidades acad?micas.

10h30 ?s 12h30 - Palestra - Olimp?adas, no Anfiteatro da Engenharia com Bruno Dias (ONS - Operador Nacional do Sistema El?trico), sobre Mercado brasileiro de energia el?trica: uma vis?o geral.

10h ?s 11h - Apresenta?es art?stico-culturais na Pra?a C?vica da UFJF.

11h ?s 12h - Exposi??o dos trabalhos desenvolvidos nos programas de inicia??o cient?fica J?nior da UFJF e Exposi??o da "feira de id?ias" na forma interativa e/ou p?ster, na Pra?a C?vica da UFJF.

13h30 ?s 16h30 - Exposi??o dos trabalhos da Feira de Ci?ncias e Tecnologia, tamb?m na Pra?a C?vica da UFJF.

14h ? 15h - Compartilhamento de experi?ncias dos jovens pesquisadores e orientadores e depoimentos pessoais, na Pra?a C?vica da UFJF.

14h ?s 17h: Apresenta??o de p?ster de Inicia??o Cient?fica, na Pra?a C?vica da UFJF.

14h ?s 18h - Competi??o das Olimp?adas - Futebol de Rob?s e de Rob?s Aut?nomos, local: Pra?a C?vica da UFJF (TENDA).

  • 05/10 (sexta-feira)

08h ?s 10h - Palestra - Olimp?adas sobre Aprendizado de Agentes, com o palestrante Raul Fonseca Neto (Coordenador das Ci?ncias da Computa??o da UFJF), no Anfiteatro da Engenharia.

10h ?s 11h - Palestra de Encerramento - Semin?rio de Inicia??o Cient?fica no Anfiteatro das Pr?-reitorias com Wrana Maria Panizzi (Vice-presidente do CNPq)

10h30 ?s 12h30 - Palestra - Olimp?adas com Expedito Jos? da Silva (ONS - Operador Nacional do Sistema El?trico). O tema ? Panorama do Setor El?trico Brasileiro. Local: Anfiteatro da Engenharia.

11h - Premia??o do XIII Semin?rio de Inicia??o Cient?fica, no Anfiteatro das Pr?-reitorias.

13h30 ?s 16h30 - Exposi??o dos trabalhos da Feira de Ci?ncias e Tecnologia, na Pra?a C?vica da UFJF

14h ?s 15h - Solenidade de Encerramento, no Anfiteatro das Pr?-reitorias.

16h30 - Premia??o dos trabalhos da Feira de Ci?ncias e Tecnologia (alunos e professores orientadores dos 1?, 2? e 3? lugares, escolas do ensino fundamental e m?dio)

14h ?s 18h - Competi??o Final das Olimp?adas - Futebol de Rob?s e de Rob?s Aut?nomos, na Pra?a C?vica da UFJF.

18h - Premia??o Olimp?adas de Rob?s

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF